57% de crianças entre 1 e 2 anos consomem alimentos açucarados

15 de dezembro de 2022

Com a proximidade do verão, muitas famílias começam a pensar em um período do ano que anima muitas crianças: as férias escolares. A partir de dezembro, se torna mais comum encontrar os mais novos ao ar livre, acompanhados de familiares, amigos e envolvidos em muitas atividades divertidas com alimentos atrativos para ocupar os dias ensolarados....

Com a proximidade do verão, muitas famílias começam a pensar em um período do ano que anima muitas crianças: as férias escolares. A partir de dezembro, se torna mais comum encontrar os mais novos ao ar livre, acompanhados de familiares, amigos e envolvidos em muitas atividades divertidas com alimentos atrativos para ocupar os dias ensolarados.

alimentos saudáveis para crianças na Upuerê.

Neste período, também é comum ter a rotina alterada – tanto a de atividades quanto a alimentar. Com a ida para casa de parentes, amigos e outras possibilidades de diversão, o açúcar passa a fazer parte constante da dieta de refeições das crianças, como indica um estudo realizado pela Albar Research em parceria com a FocusVision.

O levantamento entrevistou 900 pais e mães de crianças no Brasil, Colômbia e México sobre a alimentação delas e afirma que 57% das crianças de 18 a 24 meses consomem alimentos açucarados no lanche da tarde. A integração deste item à rotina de refeições infantil pode provocar prejuízos à saúde dos mais novos e, possivelmente, originar a obesidade, que apresenta maior quantidade de casos durante as férias de verão, segundo uma pesquisa publicada na revista médica Obesity.

Dayanna Miranda Camizão afirma que ter uma alimentação equilibrada durante o recesso escolar é possível, além de propiciar mais momentos de diversão entre as famílias.

“Com a rotina alterada, as refeições rápidas, com itens ultraprocessados, açúcares e gordura em excesso, se tornam mais tentadoras porque são mais fáceis de serem feitas em meio à falta de padrão que o nosso dia a dia promove. Apesar disso, é possível manter uma alimentação balanceada, composta especialmente pelas frutas da estação, minerais e vitaminas contidas em legumes e verduras, que auxilia, ainda, na energia das crianças para brincarem ao ar livre”, comenta a nutricionista que atua na Upuerê Educação Infantil.

Como motivar a alimentação equilibrada durante as férias?

A especialista explica que os alimentos, no verão, devem ser leves, frescos e, acima de tudo, hidratantes. Para integrá-los à rotina de diversão, descanso e brincadeiras das crianças, os pais podem convidar os mais novos a cozinharem junto com eles, como forma de promover a proximidade entre a família, mas, também, com os alimentos.

“Durante as férias, é comum que as crianças participem de piqueniques em parques, brincadeiras ao ar livre como andar de bicicleta, de patins ou fazer uma corrida de obstáculos. Com o cansaço das atividades, elas precisam de alimentos que hidratam e dão mais energia, e os lanches entre as brincadeiras podem ajudar. Porções de frutas, como melancia e laranja, saladas com alface, cenoura, tomate, e lanches saudáveis com frango e pães integrais são exemplos de alimentos que contribuem para a hidratação e para a energia das crianças”, finaliza Dayanna.

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