A dança como expressão da autonomia infantil

17 de outubro de 2023

Pesquisa indica que a prática da dança na infância corrrobora para o fortalecimento do corpo humano, além de auxiliar no desenvolvimento da autonomia, confiança e da expressão dos sentimentos durante a infância  Tempo de leitura: 5 minutos A dança pode exercer um papel fundamental na vida humana, em especial nas crianças, afinal, para elas, a...

Pesquisa indica que a prática da dança na infância corrrobora para o fortalecimento do corpo humano, além de auxiliar no desenvolvimento da autonomia, confiança e da expressão dos sentimentos durante a infância 

Tempo de leitura: 5 minutos

A dança pode exercer um papel fundamental na vida humana, em especial nas crianças, afinal, para elas, a magia acontece a cada passo de dança. Além de representar uma forma de expressão artística, a prática pode estimular a autonomia infantil. Um estudo publicado pelo Amato Instituição de Medicina Avançada, indica que do ponto de vista médico, a dança auxilia no conhecimento e fortalecimento do corpo, além de aprimorar nas crianças aspectos sensoriais como concentração, memória e coordenação corporal. Nesse sentido, explorar os ritmos e movimentos pode transformar os pequenos em indivíduos autônomos e confiantes.

A professora de Ballet da escola Upuerê Educação Infantil, Priscila Galon, explica que a dança é para os pequenos um momento de compartilhar alegria. “A dança desenvolve a confiança, autonomia e autoestima das crianças. Em todas as aulas novos exercícios são propostos com uma temática diferente. Além disso, um dos principais objetivos das aulas de ballet é desenvolver a criatividade, fazer as crianças passearem num mundo imaginário e cada uma trazer um pouquinho desse mundo para a aula. Propostas de improvisação e temas diferentes, trazem sempre novas inspirações para os pequenos”, comenta ela. 

Em muitos momentos, a dança se torna uma aventura para as crianças, visto que à medida em que se movimentam no ritmo da melodia, elas, alegremente, exploram novos horizontes e descobrem suas habilidades. Essa proposta se mostra ainda mais interessante se realizada em grupo, afinal, essa prática proporciona aos pequenos dançarinos uma vivência divertida e envolvente. Na ampla imaginação das crianças, cada passo dado e movimento executado, representa brincadeira e alegria.

Um mundo de possibilidades

À medida que os pequenos experienciam a dança como a mágica jornada em direção à autonomia, é fundamental que os familiares em conjunto com a escola incentive a prática como brincadeira, de maneira leve e alegre. Para isso, é interessante explorar algumas formas de incentivar essa proposta por meio de brincadeira:

  • Dançar uma música junto da criança para fortalecer os laços;

  • Incentivar a criação de novos passos, corrobora para o desenvolvimento da imaginação da criança;

  • Utilização de objetos como bexiga de água ou cadeira, para deixar a brincadeira mais dinâmica.
https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.