A importância das brincadeiras com os filhos

30 de novembro de 2022

Brincar em família proporciona afeto, trocas, acolhimento, ensinamentos e muita diversão. Tudo isso se transforma em lembranças, memórias afetivas que serão levadas para o resto da vida.  Já se pegou sentindo um cheiro, ouvindo uma gargalhada, lembrando de uma brincadeira ou mesmo apreciando um sabor que fez viajar no tempo e o levou direto para...

Brincar em família proporciona afeto, trocas, acolhimento, ensinamentos e muita diversão.

Tudo isso se transforma em lembranças, memórias afetivas que serão levadas para o resto da vida. 

Já se pegou sentindo um cheiro, ouvindo uma gargalhada, lembrando de uma brincadeira ou mesmo apreciando um sabor que fez viajar no tempo e o levou direto para a sua infância? 

É incrível, é como se  voltássemos ao fim de tarde no quintal da vovó ou para as histórias contadas por nossos pais, às vezes até jurando termos ouvido a voz daquele querido familiar ou termos sentido os abraços carinhosos recebidos quando éramos crianças. Isso acontece porque somos feitos também de recordações daquilo que vivenciamos durante a infância. Assim, memórias afetivas construídas ainda quando somos crianças são levadas para toda a vida, sendo parte de quem nós somos. 

As brincadeiras são excelentes oportunidades para construir memórias afetivas. Saiba abaixo  porque e aprenda brincadeiras para fazer com seus filhos em casa.

Por que brincar?

A brincadeira faz parte do universo mágico de uma criança, é durante o brincar que ela sonha, explora, enxerga o mundo, convive, aprende e se relaciona. Quando a criança tem a oportunidade de brincar com seus pais isso ganha uma força ainda maior, trazida pelo amor indescritível que existe entre pais e filhos. 

Por meio do afeto e da brincadeira a criança terá contato com incontáveis experiências sobre o mundo, sobre a vida e sobre os relacionamentos. Ao brincar com seu filho, além de passar tempo valioso de qualidade, você  tem a oportunidade de participar do mundo em construção dessa criança, orientando-a  e sendo apoio nesse processo de compreensão e desenvolvimento. 

 

Por que durante as brincadeiras entre pais e filhos tantas memórias afetivas são construídas? 

Durante as brincadeiras os pais dedicam tempo para estar com os filhos vivenciando algo que é muito importante para o mundo da criança, o brincar.  A criança recebe essa representação de amor, vivenciando o afeto,as trocas ternas e experiências acolhedoras desses momentos. 

Por sua vez, o ser humano é feito de recordações. Ainda que involuntariamente as memórias afetivas das coisas que vimos, ouvimos, experimentamos e sentimos durante a nossa infância fazem parte de quem nós somos e são levadas conosco ao longo da vida. 

 

Ao brincar a criança assimila incontáveis experiências que passam a compor a sua essência e a forma como enxergam o mundo e a vida. O afeto é um combustível poderoso para a construção de adultos empáticos, seguros e amorosos, e esse processo começa lá na infância durante as brincadeiras entre pais e filhos. 

 

Dá para brincar em casa e com pouco espaço?  

Dá para brincar em casa, mesmo em pequenos espaços. A capacidade de imaginação de uma criança é surpreendente, ela consegue sonhar, criar e viver trocas lindas mesmo durante brincadeiras simples e fáceis de fazer. O importante é investir tempo em brincadeiras com as crianças. 

O pé de lata, o catrequinho e o aviãozinho são brincadeiras que as crianças amam e que são fáceis de fazer em casa. Quer aprender o passo a passo? Assista ao vídeo que está aqui na postagem e veja como brincar com as crianças, em casa, usando materiais simples e do nosso dia a dia.

Nós da Upuerê valorizamos a importância do brincar e proporcionamos isso diariamente para as nossas crianças. Clique aqui, conheça mais a Escola Upuerê e agende sua visita! 

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.