Afeto ao acolher as crianças na escola é essencial para a alegria infantil

12 de setembro de 2023

A rotina familiar e a participação de brincadeiras na escola podem contribuir para a criação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas crianças, além de colaborar com o processo de aprendizagem Tempo de leitura: 4 minutos INTRODUÇÃO O afeto proporciona uma autoimagem positiva para as crianças, além de criar um ambiente emocional mais seguro, visto...

A rotina familiar e a participação de brincadeiras na escola podem contribuir para a criação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas crianças, além de colaborar com o processo de aprendizagem

Tempo de leitura: 4 minutos

INTRODUÇÃO

O afeto proporciona uma autoimagem positiva para as crianças, além de criar um ambiente emocional mais seguro, visto que elas sentem mais confiança para receber e expressar seus próprios sentimentos. Desse modo, acolher os pequenos com afeto é fundamental, uma vez que o acolhimento é importante, por exemplo, para a adaptação escolar. A ida à escola é uma atividade que faz parte da rotina das crianças, assim como nos locais de seu convívio comum. Para que este momento de adaptação seja o mais tranquilo possível, com afeto e, especialmente na primeira infância, um estudo publicado pela revista científica Scielo Brasil, indica que conhecer mais sobre a realidade dos pequenos, principalmente seus gostos e preferências, é fundamental para criar vínculos entre os educadores e eles. Para que esse vínculo seja cada vez mais fortalecido, Priscila Garcia afirma que acolher as crianças com afeto é a melhor maneira de estar presente e vivenciar, junto com elas, todos os receios acerca da adaptação à escola.

“Dedicar a eles momentos de escuta, dando atenção, é essencial para que a relação entre os pequenos e os educadores seja criada. Assim, com afeto, acolher é a chave para que este contato cresça cada vez mais e que as crianças se sintam confortáveis e seguras em um local sem a presença dos familiares. O acolhimento afetivo é essencial para que eles percebam que o novo ambiente é confiável, divertido e cheio de aventuras novas para experienciar e descobrir”, comenta a coordenadora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

Acolhimento e afeto na infância

Acolher com afeto as crianças quando elas chegam à escola faz toda a diferença. É a partir deste acolhimento, que as crianças começam a se familiarizar com o ambiente, com os educadores e com os colegas, que mais tarde serão seus amigos.

Mariana Grenfell comenta que acolher com afeição é fundamental para incentivar a afetividade nas próprias crianças, e que isso pode acontecer por meio de brincadeiras que influenciam o surgimento de diversas capacidades socioemocionais infantis, como a interação e a empatia, além de estimular a aprendizagem infantil.

“As crianças, principalmente na primeira infância, se expressam por meio do brincar. Por isso, quando a gente permite que elas se expressem e coloque aquilo que estão sentindo da maneira delas, faz com que os pequenos tenham uma convivência social melhor com outras crianças, além de sentir mais segurança no processo de  aprendizagem e com os adultos que estão com elas. Então, saber acolhê-los de maneira mais afetiva e por meio da diversão, permite a melhor formação infantil e fortalece a segurança delas ao expressarem os sentimentos”, explica a neurologista.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.