Consumo de alimentos orgânicos fortalece a imunidade infantil

1 de setembro de 2022

Seja de si, do próximo e da comunidade em que se vive, cuidar tem sido uma das palavras mais abordadas, principalmente com a chegada das estações mais frias do ano. Com as crianças, o cuidado se torna ainda mais essencial, já que o sistema imunológico delas só estará completo quando chegarem à adolescência. Por isso,...

Seja de si, do próximo e da comunidade em que se vive, cuidar tem sido uma das palavras mais abordadas, principalmente com a chegada das estações mais frias do ano. Com as crianças, o cuidado se torna ainda mais essencial, já que o sistema imunológico delas só estará completo quando chegarem à adolescência. Por isso, é fundamental fortalecer a imunidade infantil para tornar a defesa do organismo mais preparada, e uma alternativa é inserir cada vez mais alimentos orgânicos à rotina alimentar das crianças. Devido às melhorias que proporciona à saúde, como a garantia de uma saúde forte, o consumo de produtos orgânicos em todo o país teve aumento de 19% a 31%, conforme indicam os dados do Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil.

Dayanna Miranda Camizão explica que alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos e aditivos químicos, que são prejudiciais para a absorção de nutrientes, e, por isso, devem ser prioridade na rotina alimentar – das crianças e de sua família. “Quando consumimos produtos orgânicos, o organismo consegue absorver melhor os nutrientes e, principalmente, os micronutrientes, que são responsáveis pela proteção do nosso sistema imunológico. A alimentação orgânica oportuniza uma culinária mais rica em vitaminas, minerais e nutrientes, como também oferece às crianças um contato mais próximo com a natureza e os alimentos em si”, afirma a nutricionista que atua na Upuerê Educação Infantil.

Fortalecimento do sistema imunológico

A especialista ressalta que, para reforçar a imunidade infantil, não existe apenas um alimento que possa agir sozinho nesta missão. “O que fortalece o sistema imunológico é a variedade de alimentos orgânicos e das formas de preparo que podemos oferecer à criança. O ideal é preparar saladas cruas e cozidas, pois em ambas temos nutrientes diversos, e inserir em nossa rotina os alimentos ricos em vitamina C, como uma laranja, manga ou acerola, por exemplo. Além disso, devemos alinhar a boa alimentação a outros hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e a leitura, pois a nutrição não é apenas o consumo de alimentos saudáveis, mas tudo o que envolve o bem-estar da criança”, comenta Dayanna.

Infecções respiratórias do inverno

Karoliny Veronese comenta que, no inverno, as infecções respiratórias mais comuns que podem afetar as crianças são resfriados, sinusite, otites, pneumonias, gripes e a bronquiolite. “Para prevenir, os pais devem optar por lazer em locais abertos, que estimulem o contato com a natureza, fazer a lavagem nasal nas crianças, manter o calendário vacinal em dia e evitar o contato com pessoas que apresentem sintomas para alguma doença”, afirma a pediatra, que também atua na Upuerê.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.