Alimentos orgânicos têm 30% mais antioxidantes e é recomendado para crianças

30 de junho de 2023

Antioxidantes são responsáveis pela proteção de células sadias do corpo humano e os alimentos sem agrotóxicos são essenciais para o crescimento saudável das crianças. Devido às melhorias que eles proporcionam para a vida infantil, escola referência na educação infantil no Espírito Santo realiza a Feira Orgânica com crianças de até cinco anos de idade todo...

Antioxidantes são responsáveis pela proteção de células sadias do corpo humano e os alimentos sem agrotóxicos são essenciais para o crescimento saudável das crianças. Devido às melhorias que eles proporcionam para a vida infantil, escola referência na educação infantil no Espírito Santo realiza a Feira Orgânica com crianças de até cinco anos de idade todo mês.

Tempo de leitura: 5 minutos

Confira também o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo.

Ser forte e saudável é essencial para o desenvolvimento infantil. Por isso, a partir da introdução alimentar (que se inicia aos seis meses de idade), consumir frutas, verduras e legumes faz parte das recomendações, principalmente devido às melhorias que tais itens proporcionam para as crianças. Nesse cenário, especialmente os alimentos orgânicos atuam como essenciais para o desenvolvimento infantil.

De acordo com a The Organic Center, os itens orgânicos, ou seja, produzidos sem defensivos e sem agrotóxicos, possuem níveis 30% maiores de antioxidantes, que são responsáveis pela proteção das células sadias do organismo humano, do que os alimentos que são produzidos com tais produtos. Por não serem afetados pelos agrotóxicos e demais fertilizantes nocivos, as vitaminas e os minerais mais puros dos itens proporcionam o fortalecimento do sistema imunológico, além de um desenvolvimento completo e sadio.

Incentivando os hábitos alimentares saudáveis

Pensando nas melhorias que o consumo de alimentos orgânicos oferece às crianças, especialmente na primeira infância, para além de reforçar sobre a importância de uma alimentação saudável, crianças participam de uma Feira Orgânica que acontece mensalmente em uma escola referência em educação infantil no Espírito Santo com o propósito de aproximá-las de alimentos de qualidade de uma maneira divertida e leve.

“A Feira que promovemos dentro da escola com as crianças é uma forma de incentivá-las a se interessar por uma alimentação natural e de qualidade por serem produtos de origem orgânica. Assim, conseguimos proporcionar às crianças a vivência de uma feira ou um comércio de verdade, em que elas escolhem os alimentos que querem experimentar, levar algo que os pais também gostam, elaborar uma lista de compras em família, além de começarem a compreender melhor sobre o valor do dinheiro e o respeito à quantia que reservamos para adquirir esses alimentos”, explica Dayanna Miranda Camizão, nutricionista da Upuerê Educação Infantil.

Feira Orgânica aproxima crianças e famílias na alimentação saudável

Priscila Garcia afirma que as crianças amam participar da Feira Orgânica realizada mensalmente na Upuerê. O interesse delas em estar na Feira e serem responsáveis por todas as etapas dela (escolher os itens, armazenar, efetuar o pagamento) estimula a autonomia e a confiança infantil. Além disso, a proposta mensal também incentiva a participação das famílias, que podem acompanhar as crianças durante a Feira, junto às educadoras e à nutricionista da Upuerê.

“As crianças amam participar da Feira e sempre chegam com suas bolsas retornáveis ou carrinhos de feira infantil, trazem as listas de compras e, às vezes, trazem familiares, que estimulam que as crianças escolham os alimentos orgânicos, além de incentivar que hábitos familiares sejam criados. Nós recebemos o relato de uma família da Comunidade Upuerê que não consumia brócolis e que criou o hábito de consumir devido ao incentivo da criança, porque ela viu o item disponível em nossa Feira e teve interesse em adquirir porque gosta do vegetal, que faz parte do nosso cardápio alimentar na escola. É assim que percebemos como as crianças gostam de participar desse momento e como compreendem a importância da alimentação saudável para elas”, argumenta a coordenadora psicológica da Upuerê.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.