Sono infantil: crianças até 3 anos sofrem com alteração na rotina

2 de fevereiro de 2023

Ao longo do ano, estabelecer uma rotina com horários de refeições, atividades e, especialmente, de sono é fundamental para a saúde infantil. A quebra da rotina do sono infantil, principalmente durante as férias, pode ser prejudicial para a energia das crianças, essencial para aproveitarem os dias com muita diversão e brincadeiras. Um estudo, realizado pelo...

Ao longo do ano, estabelecer uma rotina com horários de refeições, atividades e, especialmente, de sono é fundamental para a saúde infantil. A quebra da rotina do sono infantil, principalmente durante as férias, pode ser prejudicial para a energia das crianças, essencial para aproveitarem os dias com muita diversão e brincadeiras.

Sono infantil
Créditos: Shutterstock

Um estudo, realizado pelo Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), indica que, em 2021, 58,6% das crianças com idade entre recém-nascidas e 3 anos tiveram algum tipo de alteração no sono noturno.

A falta de qualidade no sono infantil pode contribuir para o desenvolvimento da ansiedade, para a alteração na formação de memórias e até mesmo para a falta de concentração, como afirma Karoliny Veronese.

“A alteração na rotina de sono das crianças pode afetar o bem-estar delas e, durante as férias, até mesmo o nível de energia delas para brincarem no dia seguinte pode ser impactado. Por isso, mesmo neste período em que não há horário para muitas atividades, é essencial seguir uma rotina sem muitas modificações, como manter o horário das refeições, das brincadeiras e, principalmente, a de dormir, para garantir uma noite de sono tranquila para todos”, comenta a pediatra que atua na Upuerê Educação Infantil.

Como ter uma rotina de sono adequada na primeira infância?

Na Austrália, um estudo com aproximadamente 3 mil crianças desenvolvido pela Universidade de Queensland apontou que quem apresentou uma rotina desequilibrada de sono tinha maior probabilidade de desenvolver déficit de atenção e, eventualmente, ter seu processo de aprendizagem afetado.

Com base nisso, Karoliny menciona que o período ideal de sono para crianças até os 6 anos de idade é entre 10 e 13 horas, como sugere a Academia Americana de Medicina do Sono.

“Nesta fase da vida, há a compreensão e a formação de hábitos, que serão levados para toda a vida. Assim, se aprendemos desde cedo a realizar uma higiene do sono, esses costumes estarão conosco na adolescência e na fase adulta. Criar uma rotina para ter um sono de qualidade é essencial para a construção das habilidades sociais, criativas e artísticas das crianças, por exemplo”, explica a pediatra.

A especialista ressalta, ainda, que é importante evitar atividades que envolvem muita energia e adrenalina à noite, pois este é um período em que deve haver tranquilidade.

“A criança precisa compreender que, para todas as atividades do dia, há um horário, especialmente para a higiene do sono. Nessa rotina, uma proposta é que o jantar seja em família e, logo após, a criança pode tomar seu banho, participar do momento de leitura com os pais e, enfim, dormir. Outras propostas de higiene do sono podem ser elaboradas, mas é essencial que toda a família participe desta rotina, porque é uma forma de aproximar os pais dos filhos e, assim, fortalecer os laços afetivos”, finaliza Karoliny.

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