Amizade traz melhoria nas habilidades das crianças

27 de outubro de 2022

Ter amigos é uma das diversas maneiras de viver com mais diversão, companheirismo e confiança. Especialmente na infância, a amizade é fundamental para o desenvolvimento infantil, para demonstrar e apresentar um ambiente seguro para o crescimento da criança e, principalmente, para estimular a construção social e pessoal dela. As melhorias são trazidas pelo estudo internacional...

Ter amigos é uma das diversas maneiras de viver com mais diversão, companheirismo e confiança. Especialmente na infância, a amizade é fundamental para o desenvolvimento infantil, para demonstrar e apresentar um ambiente seguro para o crescimento da criança e, principalmente, para estimular a construção social e pessoal dela.

As melhorias são trazidas pelo estudo internacional elaborado por educadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e publicado no periódico Infant and Child Development, que reforça que as amizades podem apresentar melhoras no comportamento e nas habilidades sociais à medida que as crianças se desenvolvem.

Ainda, uma pesquisa publicada na Revista de Psicologia Vetor Editora acerca do tema indica que todos os tipos de amizade – como amizades entre crianças de idades iguais ou diferentes, por exemplo, entre crianças e seus primos, entre outros – influenciam a construção cognitiva e afetiva infantil por meio, principalmente, de atividades interativas em ambientes seguros e acolhedores.

amizade na upuerê educação infantil

Talita Espíndula explica que a relação entre as crianças possibilita a criação de novas habilidades sociais que são essenciais para a vida em sociedade que elas terão no futuro.

“É na infância que começamos a conhecer e desenvolver relacionamentos e a convivência com outras pessoas, além de descobrir emoções e construir uma base forte, com princípios como a lealdade, confiança e empatia, que levamos para a adolescência e vida adulta. A partir das amizades, as crianças exercitam a competitividade, as desavenças, a partilha, a organização de brincadeiras etc. A maneira que elas lidam com as relações na infância reflete no crescimento delas enquanto adolescentes e, futuramente, como adultas”, comenta a psicóloga que atua na Upuerê Educação Infantil.

Melhorias de cultivar a amizade na infância

A psicóloga reforça que ter amigos, especialmente, na educação infantil promove melhorias como o estímulo à interação social com outras crianças e pessoas, já que, ao nascer, os únicos contatos que a criança possui são os pais e familiares. Além disso, cultivar uma amizade proporciona, ainda, diversas habilidades:

  • Compartilhar brinquedos e lanches entre colegas; 
  • Criar vínculos de apoio emocional; 
  • Divertir-se entre amigos; 
  • Melhor comunicação; 
  • Conhecer novas brincadeiras; 
  • Desenvolver a coordenação motora; 
  • Estimular a construção cognitiva, social e afetiva.
Como promover a amizade na infância?

Cultivar amigos tem significados diferentes para as crianças. De acordo com o estudo publicado pela Revista de Psicologia, os mais novos tendem a definir os amigos como pessoas que não são da família e que, geralmente, possuem a mesma idade que eles.

“Com base nesse conceito que as crianças têm de amizade, os pais devem ser os principais incentivadores neste cenário. Promover encontros em áreas de lazer de condomínios, parques ou demais ambientes ao ar livre é uma forma de propiciar lazer e de permitir que as crianças, mesmo de diferentes idades, interajam entre si, o que é fundamental e é um direito assegurado da infância”, afirma Aparecida Epichin, diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.