Artes visuais contribuem para a construção social e emocional infantil

6 de dezembro de 2022

Imaginar, criar, inventar. Essas ações são cada vez menos vistas em meio à rotina corrida dos adultos, contudo, quando se é criança, elas fazem parte de forma integral do dia a dia infantil. Afinal, a cada brincadeira que elas participam, mais elas conhecem o mundo – e mais cultivam a criatividade, a imaginação e habilidades,...

Imaginar, criar, inventar. Essas ações são cada vez menos vistas em meio à rotina corrida dos adultos, contudo, quando se é criança, elas fazem parte de forma integral do dia a dia infantil. Afinal, a cada brincadeira que elas participam, mais elas conhecem o mundo – e mais cultivam a criatividade, a imaginação e habilidades, como as sociais, as das artes e a de desenvolver o pensamento crítico.

artes visuais na Upuerê para crianças da educação infantilUma das maneiras de estimular e aprimorar a construção da criança como um indivíduo em sociedade é por meio das artes visuais, que podem ser, também, uma brincadeira saudável a ser realizada entre pais e filhos, além de ser desenvolvida entre as próprias crianças – em casa ou na escola. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e publicada na Revista Apotheke, sobre a importância das Artes Visuais na aprendizagem das crianças, afirma que a linguagem artística – por meio de desenhos e pinturas – proporciona o desenvolvimento das emoções infantis, das habilidades sociais e, ainda, colabora com o pensamento crítico e emocional das crianças.

Zildenar Alves explica que as artes visuais possibilitam a experimentação e o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo infantil, além de ser uma atividade divertida.

“Na escola, as crianças criam pinturas, desenhos, colagens e outras artes com os colegas e, ao fazer isso, é possível desenvolver a afetividade e a interação delas, a motricidade, a linguagem e as emoções infantis. Durante o processo de criação, a criança materializa suas ideias, transparece suas emoções e potencializa seus saberes ao adquirir novas experiências sensoriais de forma prazerosa”, comenta a coordenadora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

O que as artes visuais possibilitam nas crianças?

A coordenadora pedagógica afirma que é por meio do desenho, da pintura e das demais maneiras de produzir arte visual que a criança se expressa ao mesmo tempo em que se diverte como em uma brincadeira.

“A arte visual estimula o lado cognitivo das crianças, porque, antes de criar um desenho, elas buscam representar o que veem para, depois, criar algo com a expressão e o pensamento próprios. Além disso, a integração das artes visuais na rotina das crianças contribui para o desenvolvimento motor, emocional, social e, futuramente, para a alfabetização de cada uma, porque as artes são consideradas a primeira maneira de escrever que nós temos”, finaliza Zildenar.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.