Brincadeiras ao ar livre estimulam a imaginação e a criatividade infantil

10 de novembro de 2022

Brincar sempre é uma atividade divertida – tanto para as crianças quanto para os pais, educadores e demais adultos que se envolvem na brincadeira. Além de trazer diversão para todos, é uma maneira lúdica de transmitir conhecimentos, principalmente para as crianças, e de desenvolver habilidades motoras e áreas do corpo humano, como os membros superiores...

Brincar sempre é uma atividade divertida – tanto para as crianças quanto para os pais, educadores e demais adultos que se envolvem na brincadeira. Além de trazer diversão para todos, é uma maneira lúdica de transmitir conhecimentos, principalmente para as crianças, e de desenvolver habilidades motoras e áreas do corpo humano, como os membros superiores e inferiores.

Especialmente ao ar livre, as vivências podem ser diversas e contribuir para um desenvolvimento ainda mais vantajoso. Em uma pesquisa encomendada pela marca OMO no último ano, realizada com 12 mil pais que residem em dez países – entre eles, o Brasil –, cerca de 84% das crianças brasileiras brincam ao ar livre somente até duas horas por dia, tempo que pode ser suficiente para que elas se sintam à vontade para imaginar e inventar novos mundos, além de exercitar todos os membros do corpo, o que se encaixa no conceito de psicomotricidade, fundamental para o desenvolvimento motor infantil.

brincar ao ar livre

Zildenar Alves explica que a fase da educação infantil é quando a área psicomotora mais se desenvolve. “É neste momento da vida que as crianças aprendem a se equilibrar e a se coordenarem motoramente, com maior controle e agilidade de suas ações à medida que começam a engatinhar, ficar de pé, andar e correr, por exemplo. Em casa ou na escola, é essencial que atividades lúdicas estimulem o movimento corporal, como pular amarelinha ou com um pé só, brincar de bambolê ou de apenas correr no parque”, comenta a coordenadora pedagógica que atua na Upuerê Educação Infantil.

Melhorias da psicomotricidade para as crianças

A profissional lembra que o desenvolvimento psicomotor infantil está interligado a outras áreas de crescimento e construção, como a cognitiva. “Tais atividades colaboram para evitar que as crianças, no futuro, tenham dificuldades no processo de alfabetização e aprendizagem, além de não desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora”, afirma Zildenar.

O estímulo das atividades lúdicas ao movimento, ao equilíbrio e à coordenação motora promove, ainda:

  • O desenvolvimento de habilidades motoras que auxiliam no descobrimento do próprio corpo e seus membros, contribuindo para o movimento livre e seguro;
  • Melhor comunicação e expressão de ideias para colegas, familiares e educadores;
  • O amadurecimento de habilidades motoras finas, que, futuramente, promovem a melhor aprendizagem da alfabetização;
  • A percepção e o desenvolvimento de movimentos que sigam um ritmo, a partir de atividades que estimulam jogos em movimento e danças.
https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.