Brincar com os filhos promove o desenvolvimento de vínculos e habilidades

13 de setembro de 2022

A infância é uma das etapas de crescimento mais importantes da vida de todo indivíduo por ser a fase em que a criança está em constante processo de conhecimento sobre o mundo – e tudo o que há nele. Ao longo dos anos, o apoio e a influência dos pais se tornam fundamentais para criar...

A infância é uma das etapas de crescimento mais importantes da vida de todo indivíduo por ser a fase em que a criança está em constante processo de conhecimento sobre o mundo – e tudo o que há nele. Ao longo dos anos, o apoio e a influência dos pais se tornam fundamentais para criar habilidades e uma base forte, que garante às crianças proteção e estímulo a se aventurarem, cada vez mais, nos processos de descoberta sobre si e sobre o mundo.

Para fortalecer os vínculos entre pais e filhos, as brincadeiras são atividades essenciais que podem, ainda, proporcionar momentos de conhecimentos para os mais novos – dentro e fora de casa, como em escolas. Neste cenário, a Upuerê Educação Infantil, localizada em Vitória, é uma referência no Espírito Santo no apoio ao fortalecimento de vínculos entre pais e filhos desde 1993.

As melhorias que brincar com as crianças promove no desenvolvimento de cada uma são inúmeras, especialmente quando as brincadeiras são ao ar livre. Como afirma uma pesquisa encomendada pela marca OMO em 2021, que foi realizada com 12 mil pais que residem em dez países – entre eles, o Brasil –, cerca de 84% das crianças brasileiras brincam ao ar livre somente até duas horas por dia, tempo que pode ser suficiente para que elas se sintam à vontade para imaginar e inventar novos mundos, além de exercitar todos os membros do corpo, o que se encaixa no conceito de psicomotricidade, fundamental para o desenvolvimento motor infantil.

Brincar com autonomia e criar habilidades na Upuerê

Além desta pesquisa, um estudo publicado na Revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine reforça que crianças que brincam ao ar livre regularmente se comunicam de forma mais ativa, além de serem mais saudáveis e felizes devido ao contato com a natureza. Na Upuerê, vivenciar experiências enriquecedoras em meio à natureza é considerado essencial para promover o desenvolvimento cognitivo das crianças e fortalecer a base construída entre pais e filhos.

“Em casa, em momentos de lazer em família ou na escola, as atividades devem promover o contato entre as crianças e a natureza para estimular o movimento corporal. Aqui, na Upuerê, temos 3.000 m² de área que incentivam o interesse, a curiosidade e o desenvolvimento das crianças por meio das experiências na natureza, sempre sob supervisão de educadores especializados. Nosso objetivo é formar indivíduos capazes de produzir e criar, e não apenas de repetir. Por isso, grande parte das nossas aulas são ao ar livre, em que a criança aprende com, sobre e na natureza”, explica Aparecida Epichin, diretora pedagógica da Upuerê.

Por que brincar com os filhos é importante?

É na infância que a criança desenvolve diversas áreas do corpo, especialmente a psicomotora, e poder acompanhar o crescimento dos filhos é uma das experiências mais enriquecedoras para os pais. Devido à rotina corrida que muitos possuem, momentos especiais podem se perder – como os primeiros passos, a primeira palavra ou a queda do primeiro dente de leite – e, na Upuerê, a construção de uma base forte e duradoura entre pais e filhos é prioridade.

Por isso, o plano pedagógico apresentado pela escola, que é referência na educação infantil capixaba, evidencia e promove a participação dos pais em eventos, como o Encontro das Famílias, e, principalmente, em brincadeiras – na escola e em casa, especialmente – que contribuam para o desenvolvimento pleno, saudável e feliz das crianças.

Brincar em espaço aberto e criar habilidades na Upuerê Brincar em espaço aberto e criar habilidades na Upuerê Brincar no espaço aberto e criar habilidades Upuerê Brincar com a família e amigos e criar habilidades na Upuerê

Além de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor dentro de casa, a relação entre pais e filhos é fundamental para o futuro das crianças porque os pais são os modelos mais importantes na vida delas. Estudos indicam que a influência dos pais estimula os filhos, especialmente nos anos iniciais, a explorarem novos cenários, emoções e a se descobrirem nesse processo, sem perceber que, ao participarem ativamente do desenvolvimento infantil, firmam um pilar de acolhimento e apoio à criança enquanto a orientam a desfrutarem de novas experiências dentro e fora de casa. E brincar é uma das vivências mais divertidas, marcantes e especiais para fortalecer vínculos e se desenvolver.

“Brincar com os filhos promove melhorias em todos os marcos essenciais do crescimento infantil, como a melhora da imunidade, da memória, da capacidade física e do sono delas. Essas atividades promovem melhorias, também, nos pais, que se tornam mais próximos dos filhos, fortalecem vínculos, descobrem mais sobre o que gostam e proporcionam um ambiente saudável, seguro e de acolhimento, o que é fundamental para um desenvolvimento infantil completo”, comenta Aparecida.

Crianças ao ar livre: quais melhorias a natureza promove no desenvolvimento infantil?

A interação com ambientes naturais por meio das brincadeiras promove, nas crianças, melhorias nas habilidades, como a criatividade e a imaginação, e contribui, ainda, para o bem-estar de cada uma.

Uma pesquisa publicada na revista científica Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine afirma que crianças que brincam ao ar livre regularmente se comunicam de forma mais ativa, além de serem mais saudáveis e felizes devido ao contato com os elementos naturais.

Com 3.000 m² de área natural à disposição, a Upuerê estimula as crianças diariamente a:

– Observar as nuvens;

– Subir em árvores;

– Pular em poças d’água;

– Ouvir pássaros cantando;

– Sentir na palma da mão as diferentes texturas das árvores;

– Experimentar a sensação de pisar na grama verdadeira;

– Sentir o cheiro de terra molhada e das plantas;

– Coletar e plantar sementes;

– Construir bonecos, carros, bolos com areia e galhos;

– Praticar habilidades de observação e escrita por meio de registro no local natural;

– Projetar abrigos com objetos encontrados, como lama, gravetos e folhas, enquanto descobrem as propriedades dos materiais e seus usos.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.