Como construir hábitos saudáveis desde a infância?

15 de março de 2023

Hábitos saudáveis de vida devem ser construídos desde a infância, e isso é muito importante, sendo, inclusive, um processo mais natural às pessoas, se aprendidos desde crianças. Saiba mais abaixo quais hábitos saudáveis construir e como ajudar as crianças a desenvolvê-los desde cedo. Tempo de leitura: 6 minutos.   Confira também o conteúdo dessa postagem...

Hábitos saudáveis de vida devem ser construídos desde a infância, e isso é muito importante, sendo, inclusive, um processo mais natural às pessoas, se aprendidos desde crianças. Saiba mais abaixo quais hábitos saudáveis construir e como ajudar as crianças a desenvolvê-los desde cedo.

Tempo de leitura: 6 minutos.

 

Confira também o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo.

Confira o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo

 

INTRODUÇÃO

 

Aquela famosa frase “Coma a verdura também, faz bem para a saúde”, que as nossas avós e mães diziam quando éramos crianças, nunca fez tanto sentido.

 

O ser humano, a cada dia que passa, vem buscando meios de ter uma vida mais longa, mais feliz e com mais saúde. 

 

Não é à toa que quando passamos de manhã cedo em frente a orla da praia vemos tantas pessoas praticando alguma atividade física, e no nosso dia a dia fica cada vez mais frequente debates importantes sobre quais alimentos consumir ou não. 

 

Tudo isso faz parte da busca por uma vida saudável, com hábitos que melhores 

a saúde física, cognitiva e emocional do ser humano. 

 

Afinal de contas, quais são os principais hábitos saudáveis de vida?

 

A pediatra Karoliny Veronese, no vídeo que está no início desta postagem, esclarece que os principais hábitos saudáveis de vida para uma criança são: ter uma alimentação nutritiva e balanceada, praticar exercícios físicos e ter uma rotina de sono adequada. 

 

Esses hábitos são essenciais para a saúde de qualquer ser humano, e quando desenvolvidos desde a infância contribuem muito para que a criança se desenvolva bem fisicamente, emocionalmente e cognitivamente. 

 

Além disso, é importante que a criança não faça uso de telas digitais como rotina, só tenha acesso a esses dispositivos quando a sua idade for compatível para isso e nunca em tempo superior ao recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.  Menos telas é mais saúde!

 

Como ajudar a criança a construir esses hábitos?

 

Os pais são peça chave para a ajudar a criança a desde muito cedo construir hábitos saudáveis de vida. 

 

É importante enxergar que esse é mesmo um processo de construção de cada pessoa, então quanto mais cedo desenvolvidos, melhor e mais naturalmente são assimilados e tornados rotina por alguém. 

 

A pediatra Karoliny Veronese orienta que a criança seja incluída no dia a dia dos pais, pois os bons hábitos são vistos e assimilados pela criança.  

 

Estas são algumas coisas que você pode fazer desenvolver bons hábitos em família: 

 

Faça refeições em família, à mesa, e coma frutas, legumes e verduras que também estiverem sendo oferecidos para a criança. 

 

Diversifique a forma de preparo dos alimentos. Uma verdura, por exemplo, que a criança não gosta muito quando preparada de uma forma, pode ser bem aceita quando apresentada de outra maneira. 

 

Chame a criança para participar do preparo de refeições mais nutritivas. Além de se sentirem bem contribuindo, as crianças gostam de entender como um determinado alimento chegou até o seu prato. 

 

Evite ao máximo oferecer alimentos que não sejam naturais e nutritivos. 

 

Pratique atividades físicas com a criança, brinque em parques municipais abertos e mergulhe no mundo das brincadeiras. Além de estarem em movimento, as crianças construirão memórias afetivas lindas desses momentos. 

 

Estabeleça uma rotina de sono, com horário determinado para dormir e também para as sonecas, se a criança ainda precisar delas. 

 

Lembre-se: a hora de dormir precisa respeitar o tempo mínimo de descanso que as crianças precisam ter para desenvolver-se de forma adequada. 

 

A pediatra karoliny Veronese ainda orienta que os adultos fiquem atentos ao uso de telas digitais pelas crianças, principalmente, antes de dormir, já que isso pode atrapalhar o sono e o desenvolvimento físico delas.

Ao invés de telas, conte uma história para a criança, isso se tornará um bom hábito que até mesmo ajudará ela a entender que chegou a hora de dormir. 

 

Na escola também é lugar de construir hábitos saudáveis

 

A escola é um local importante para que as crianças aprendam e desenvolvam hábitos saudáveis de vida, ainda mais se tratando de um espaço no qual elas passam grande parte do dia. 

 

Por isso, é fundamental que na escola a criança brinque conectada à natureza, desenvolvendo habilidades e vivências em espaços abertos, que a alimentação oferecida seja rica e diversificada em  legumes, verduras, frutas, proteínas e minerais, que a criança esteja em constante movimento, desenvolvendo desde cedo a prática de atividades físicas, e que aquele seja um espaço de tempo de qualidade.

 

Na Upuerê, as crianças são as grandes autoras do seu processo de construção e desenvolvimento, e isso acontece de forma natural, em um espaço totalmente preparado para viver uma infância feliz e com hábitos saudáveis de vida.  

 

Clique no link abaixo e conheça mais a Escola Upuerê:

https://www.youtube.com/watch?v=FAs9u0X0mr0

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.