Como incentivar a leitura na infância?

12 de junho de 2023

Os livros são portas abertas para o mundo da imaginação e da criatividade. Ao ler, a criança enxerga um mundo, construindo vivências das aventuras exploradas durante a leitura de cada novo livro. Saiba abaixo como os pais podem  incentivar a leitura na infância. Tempo de leitura: 7 minutos INTRODUÇÃO Com muito carinho, eu me lembro...

Os livros são portas abertas para o mundo da imaginação e da criatividade. Ao ler, a criança enxerga um mundo, construindo vivências das aventuras exploradas durante a leitura de cada novo livro. Saiba abaixo como os pais podem  incentivar a leitura na infância.

Tempo de leitura: 7 minutos

INTRODUÇÃO

Com muito carinho, eu me lembro da biblioteca da escola em que eu estudava,
Se eu fechar meus olhos, posso ver as estantes, os corredores entre as prateleiras, as árvores que eu via pelas grandes janelas abertas, e os livros… Cuidadosamente, expostos para o próximo leitor.
Fico feliz em dizer que, ao fechar meus olhos,  posso sentir a brisa do vento. A mesma brisa que eu sentia, ainda menina, enquanto eu estava sentada naquele lugar tão bom, mergulhando em um mundo novo… Em uma nova aventura… Em um novo livro.
Que alegria saber que meus filhos terão a oportunidade de também ter lembranças assim. 

(Recordações da infância de uma mãe Upuerê, por Juliana Ribeiro) 

 

Os livros são portas abertas para o mundo da imaginação e da criatividade. Além disso, por meio da prática da leitura, a criança desenvolve suas habilidades de comunicação, interpretação, memória, concentração, empatia e autoconfiança.

Ao ler, a criança enxerga um mundo, construindo vivências das aventuras exploradas durante a leitura de cada novo livro.

Mas afinal de contas, a leitura é uma prática que pode ser incentivada pelos pais? 

Incentivando a leitura na infância

A leitura é uma prática importante, que pode ser incentivada pelos pais. 

Como esclarece a Coordenadora Pedagógica da Upuerê, Priscila Garcia, no vídeo que está no início desta postagem, desde a formação do bebê, ainda na barriga da mãe, os livros já podem ser apresentados ao futuro leitor.

Durante a leitura, o bebê ouve e reconhece a voz do seus pais, bem como a afetividade daquele momento. 

A partir do nascimento então, os pais devem continuar a incentivar essa criança na leitura, e isso deve acontecer de forma natural e divertida.

Quanto mais cedo a criança tornar-se um leitor, melhor para a construção dessa cultura tão importante.

A criança precisa saber ler para iniciar o hábito da leitura? 

Explica a Coordenadora Pedagógica Priscila Garcia, que não é mesmo necessário esperar que a criança saiba ler  e escrever para tornar-se um leitor. 

Enquanto ainda não está nesse processo de alfabetização, as crianças fazem a leitura dos livros pelas imagens e sons, por exemplo, vendo e assimilando aquela história pelas ilustrações daquele livro. 

A criança também pode participar da leitura com os seus pais, ouvindo histórias contadas por eles, e depois sendo incentivada a recontar as histórias que ouviu. É muito comum os pequenos contarem essas histórias para seus irmãos menores e para seus brinquedos, inclusive.  

O momento da leitura é uma porta aberta para a imaginação e para a reciprocidade, e ler e escrever não são necessários para que isso aconteça. 

O que pode ser feito pelos pais para incentivar o hábito da leitura?

Já que a leitura é uma porta aberta para a imaginação e a criatividade, nada melhor do que possibilitar que o momento da leitura seja um tempo de diversão, segurança e conexão. 

A escolha do livro é um ponto importante para isso. Os pais devem estar atentos para oferecer livros adequados a idade da criança.

Cada livro, de acordo com cada faixa etária, carrega elementos de linguagem e ilustração compatíveis a tornar o momento mais divertido para a criança, conforme a sua idade. 

Outro instrumento muito eficiente para os pais, é permitir que  a leitura seja para a criança algo divertido. Crianças são lúdicas, e gostam de ouvir histórias encenadas, com efeitos sonoros, vendo personagens ganhando vida…Isso acontece de forma simples, e, inclusive, quando os pais contam a história mergulhando na aventura junto delas. 

Tão importante quanto, o exemplo dos pais é um grande incentivo para a criança. Quando eles leem, as crianças percebem aquela atividade como algo bom, não só para elas, mas para toda a família. Sendo leitores, os pais incentivam seus filhos a tornarem-se leitores também.

Levar as crianças para passeios de leitura também é uma ótima prática. Bibliotecas, livrarias e parques em que elas possam ler ao ar livre são para as crianças momentos de muita aventura, descobertas e afetividade.

A escola também deve incentivar as crianças na prática da leitura

Não apenas os pais devem incentivar as crianças na prática da leitura, mas a escola também. 

Na escola, as crianças passam parte importante do seu dia e aprendem alí valores que são levados para a vida toda, inclusive o de tornarem-se leitores. Uma missão tão importante, deve ser conduzida com compromisso, ludicidade e leveza,  para que na Escola a leitura também seja um momento de diversão e aprendizado. 

Na Escola Upuerê, as crianças, desde 1 ano de idade, vivenciam diariamente a leitura. Contações de histórias ao ar livre, debaixo das grandes árvores do quintal, interpretação das histórias por meio de desenhos feitos pelas próprias crianças, utilizando elementos da natureza, e os teatros e danças encenados pelas crianças, são algumas das atividades desenvolvidas pela Upuerê. 

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a importância da leitura

Clique aqui para falar com a Upuerê

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.