Conheça os benefícios do brincar em contato com a natureza

9 de novembro de 2023

Brincar faz parte do mundo de uma criança, sendo fundamental para o seu desenvolvimento. Quando esse brincar acontece em contato com a natureza, as crianças se desenvolvem em sua maior potencialidade. Entenda abaixo, com a neurologista, Dra. Mariana Grenfell, por que isso acontece.    As brincadeiras fazem parte do mundo de uma criança. É algo...

Brincar faz parte do mundo de uma criança, sendo fundamental para o seu desenvolvimento. Quando esse brincar acontece em contato com a natureza, as crianças se desenvolvem em sua maior potencialidade. Entenda abaixo, com a neurologista, Dra. Mariana Grenfell, por que isso acontece. 

 

As brincadeiras fazem parte do mundo de uma criança. É algo natural para elas, que fazem isso explorando a criatividade, imaginação, curiosidade e elementos do meio em que estão. Por isso, o brincar precisa ser respeitado e deve ser incentivado pelos adultos. 

Quando estão em contato com a natureza, o aprendizado e desenvolvimento que a criança adquire ao brincar se potencializam ainda mais. 

A brincadeira é para a criança diversão, conhecimento, movimento, relacionamento e novas descobertas.

E por que brincar é tão importante?

Como esclarece a Dra. Mariana Grenfell, Neurologista, no vídeo que está no início desta postagem, o brincar tem papel fundamental na primeira infância, sendo por meio dele que as crianças aprendem sobre si, sobre o meio em que estão e sobre as outras pessoas. 

Usando a sua curiosidade inata, as crianças exploram as descobertas, brincando de forma ativa e muito natural.

Em uma brincadeira, por exemplo, as crianças podem aprender, desde a entender qual é a brincadeira que ela mais gosta – o que desenvolve as suas percepções pessoais, bem como levá-las a entender mais sobre o outro e sobre a natureza. 

Brincando as crianças se exercitam, imaginam, fazem amigos, constroem entendimento sobre o ambiente, sobre os relacionamentos sociais e sobre elas mesmas. 

O brincar na natureza

Explica a Dra. Mariana Grenfell, também no vídeo que está no início dessa postagem, que ao brincar na natureza, quando as crianças estão em contato com o que é próprio do existir, do ser, sentindo o cheiro e tocando o que é natural, por exemplo, ao sentir o cheiro da terra molhada de chuva ou tocar em uma folha de árvore caída no chão, esse brincar é potencializado ao máximo. 

Quando estão em contato com a natureza, a curiosidade das crianças é ainda mais despertada pelo que elas estão vendo, sentindo, tocando e olhando, e a curiosidade é um valioso elemento no processo de aprendizagem de uma criança. 

Ao poder sentar perto de uma árvore, tocá-la e brincar respeitosa e naturalmente naquele ambiente, a criança entende muito mais sobre o dever de preservar a natureza, por exemplo, ou sobre a fauna e flora que ali estão. 

Pontua ainda, a Dra, Mariana Grenfell que o brincar desenvolve a plasticidade neuronal, onde as crianças através das conexões sensitivas conseguem sentir esse brincar, e, assim, sentindo, experimentando, elas vão aprendendo. 

O brincar não pode ser substituído por nada na primeira infância

Quando brincam as crianças se desenvolvem, e fazem isso brincando sozinhas ou com outros amigos.  

Inúmeras habilidades são desenvolvidas pela criança ao brincar, inclusive habilidades emocionais extremamente importantes, como criatividade, empatia, resiliência, paciência, respeito ao próximo a si mesmos, 

Esclarece a Dra. Mariana Grenfell que o brincar na primeira infância é tão importante que ele não pode ser substituído por nada. Ao brincar as crianças desenvolvem habilidades que são levadas para a vida toda e fazem total diferença para que se tornem adultos seguros.

Clique no link abaixo e conheça mais sobre a Escola Upuerê:

O Incrível mundo da Upuerê

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.