Contato com a natureza auxilia no desenvolvimento físico e psicológico na infância

30 de julho de 2023

 Estudos indicam que brincar em contato com a natureza, é fundamental para o desenvolvimento da criança e potencializa a relação delas com o mundo natural e, também, as áreas psicológicas e emocionais. Tempo de leitura: 5 minutos Confira também o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo. INTRODUÇÃO Ao longo da primeira infância, o contato entre...

 Estudos indicam que brincar em contato com a natureza, é fundamental para o desenvolvimento da criança e potencializa a relação delas com o mundo natural e, também, as áreas psicológicas e emocionais.

Tempo de leitura: 5 minutos

Confira também o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo.

INTRODUÇÃO

Ao longo da primeira infância, o contato entre a natureza e a criança se torna ainda mais especial para o desenvolvimento infantil, uma vez que esse contato incentiva o bem-estar físico e sensorial, além do emocional. Esse contato também estimula hábitos de vida mais saudáveis e o movimento corporal dos pequenos. A natureza é um ambiente que exala tranquilidade, e ela desperta nas crianças a sensação de leveza, calmaria e, também,  a criação de memórias afetivas.

Mariana Grenfell explica que o contato com a natureza potencializa o desenvolvimento infantil. “O brincar na natureza é muito particular. Por sentir o cheiro, tocar e ouvir o que é natural permite, automaticamente, que a criança se conecte com o que é próprio do existir. Então o máximo de brincadeiras que puderem ser feitas na natureza fortalecerão o desenvolvimento da criatividade, socialização, autoconfiança e novas descobertas. Além disso, essa vivência favorece também a proteção contra doenças”, afirma a neurologista.

Tanto a família, quanto a escola, devem incentivar os pequenos a terem contato com a natureza. É na escola onde as crianças passam uma parte considerável do dia, e ali criam raízes e princípios que são levados durante toda a vida. Por isso, a missão tão importante de apresentar a natureza aos pequenos deve ser conduzida e vivida com muita leveza, afinal, o contato com as belezas naturais fazem parte de um momento de diversão, mas também de aprendizado.  

Aprendizado em meio a natureza

O aprendizado ao ar livre é muito mais leve e, como atividades debaixo das árvores e plantação de sementes, as crianças vivenciam experiências que são essenciais para o aprendizado. Aqui na Upuerê nós valorizamos o brincar na terra, os pés descalços e todas atividades que unem aprendizado e brincadeiras que geram memórias e laços sociais entre as crianças. Todas as ações que colocam os pequenos como protagonistas, que promovem diversão e, ao mesmo tempo, educação ambiental são nossa prioridade“, comenta Priscila Garcia, coordenadora pedagógica  da Upuerê Educação Infantil.

Saiba mais sobre o contato com a natureza na Upuerê clicando aqui.

Acesse também o nosso instagram, clicando aqui.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.