Contato com a natureza promove melhorias nas habilidades infantis

29 de setembro de 2022

Estar em contato com a natureza é fundamental para descobrir novos ares, dar outros sentidos a elementos naturais e criar cenários imaginários, mesmo que apenas por alguns momentos. Além de estimular habilidades como a criatividade e a imaginação, na infância, o contato com a natureza por meio das brincadeiras traz melhorias para um crescimento infantil...

Estar em contato com a natureza é fundamental para descobrir novos ares, dar outros sentidos a elementos naturais e criar cenários imaginários, mesmo que apenas por alguns momentos. Além de estimular habilidades como a criatividade e a imaginação, na infância, o contato com a natureza por meio das brincadeiras traz melhorias para um crescimento infantil saudável e contribuição significativa para o bem-estar das crianças. Segundo um estudo publicado na Revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, crianças que brincam ao ar livre regularmente se comunicam de forma mais ativa, além de serem mais saudáveis e felizes devido ao contato com elementos naturais. Uma pesquisa divulgada pela Health Education Research reforça essa afirmação ao apontar, ainda, que crianças que se divertem em diferentes ambientes naturais são mais conscientes sobre o que comem e mais cuidadosas – consigo e com o próximo.

crianças em brincadeiras ao ar livre

Karoliny Veronese afirma que o contato com a natureza por meio das brincadeiras infantis vai além do desenvolvimento de habilidades sociais. “Brincar ao ar livre promove melhorias em todos os marcos essenciais do crescimento infantil, como a melhora da imunidade, da memória, da capacidade física e do sono. Portanto, todas as crianças devem ter um período específico reservado diariamente de, no mínimo, uma hora para brincar, principalmente para brincar em contato com a natureza. Assim, elas podem desenvolver, ainda, sua saúde física, mental, emocional e social”, explica a pediatra, que atua na Upuerê Educação Infantil.

O que pode ser evitado a partir do contato com a natureza?

A especialista reforça que brincar é um direito previsto por lei para as crianças, como também é uma recomendação médica. “É por meio das brincadeiras, especialmente as que se passam em ambientes naturais e fora de casa, que as crianças se sentem mais relaxadas, estimulam sua criatividade e se tornam mais autônomas. Essas atividades evitam o desenvolvimento de doenças como a obesidade, distúrbios de falta de atenção, estresse e outras síndromes que podem afetar a concentração e a construção cognitiva infantil”, comenta Karoliny.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.