Destaque HomeLeituraCrianças leem mais livros de literatura que os adultos no Brasil

26 de maio de 2022

Grupo infantil representa 23% diante de toda a população geral brasileira e presença regular do hábito na rotina infantil pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.

Ler é um hábito que abre as portas para o mundo da imaginação e da criatividade. Seja um gibi, uma revista ou um livro do seu gênero preferido, a leitura é uma atividade que pode ser regular na rotina e tem adquirido mais adeptos a cada ano. As crianças representam o grupo de principais consumidores de livros de literatura no Brasil, sendo 23% diante da população geral, enquanto quase metade dos brasileiros não têm o costume de ler, conforme indica um levantamento desenvolvido em parceria pela Abrelivros, Câmara Brasileira de Livros (CBL), Instituto Pró-Livro (IPL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Este cenário evidencia a curiosidade gerada nelas a partir de momentos específicos com os livros, dentro e fora do ambiente escolar, que motivam a prática da leitura como um novo caminho de descobertas.

Uma das principais maneiras de apresentar o universo da leitura às crianças é a contação de histórias, que pode reunir ainda pais, irmãos, familiares ou amigos em um momento especial. “Ao ler um livro juntos, a criança se atenta aos desenhos, aos sons das palavras, à entonação criada para narrar a história, às expressões, e todos esses símbolos despertam nelas reações que transmitem emoções vivenciadas no momento daquela leitura”, explica Aparecida Epichin, diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

Estímulos provocados pela leitura

Presente, principalmente, como atividade lúdica da educação infantil, a contação de histórias estimula a participação ativa das crianças e contribui com o desenvolvimento cognitivo, emocional e social delas. Aparecida comenta que temas da sociedade podem ser apresentados aos mais novos por meio de livros que abordem a cultura local, a diversidade e outros assuntos que colaboram para a formação da visão do mundo que elas criam durante a infância. “A leitura é capaz de abrir as portas da imaginação para elas e pode transmitir conhecimentos, valores sociais, criar sentimentos de empatia, amizade e partilha com o próximo, além da cumplicidade gerada entre orador e ouvinte”, exemplifica a diretora pedagógica.

Como incentivar a leitura?

Para as crianças cultivarem o hábito da leitura desde cedo, Aparecida aponta alguns tipos de livros com características específicas que podem despertar a curiosidade e o interesse das crianças:

  • Com muitas imagens e textos mais curtos;
  • Exemplares que tenham personagens já conhecidos pelas crianças;
  • Livros com atrativos, como sons ou fantoches;
  • Histórias com temáticas corriqueiras, como em ambientes escolares.
https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    ×