Crianças que são matriculadas mais cedo na escola se desenvolvem melhor

7 de novembro de 2022

Ser criança é se desafiar, descobrir novas experiências, criar novos mundos e ser estimulada diariamente. Para tudo isso, e muito mais, é preciso que elas estejam inseridas em um ambiente seguro, confortável e que as estimule cada vez mais. A escola é um desses ambientes, que possibilita a ampliação da interação social infantil – ao...

Ser criança é se desafiar, descobrir novas experiências, criar novos mundos e ser estimulada diariamente. Para tudo isso, e muito mais, é preciso que elas estejam inseridas em um ambiente seguro, confortável e que as estimule cada vez mais. A escola é um desses ambientes, que possibilita a ampliação da interação social infantil – ao integrar novos colegas e outras pessoas adultas ao convívio das crianças –, o estímulo ao desenvolvimento cognitivo, da linguagem infantil e, claro, possibilita a descoberta de novos mundos ao estar em contato com elementos, como árvores, plantas, brinquedos, objetos diversos e outras crianças.

Um estudo realizado pelo National Institute of Health Study, nos Estados Unidos, acompanhou mais de mil crianças, em que metade delas permaneceu em casa até os cinco anos de idade e a outra metade passou a frequentar a escola em seus anos iniciais, a partir dos 2 anos. A partir desta pesquisa, foi identificado que as crianças que foram matriculadas cedo na escola tiveram melhor desempenho cognitivo, se sentiam mais acolhidas e ouvidas desde cedo, além de aproveitarem significativamente todas as melhorias que a escola proporciona para a criança.

Na Upuerê Educação Infantil, referência no ensino infantil no Espírito Santo desde 1993, o estímulo à construção da criança como um indivíduo é promovido todos os dias, graças à união dos educadores e pais com a intenção de aflorar a autonomia, a criatividade e demais habilidades nas crianças.

Aparecida Epichin comenta que a primeira infância, período conhecido até os 6 anos de idade, é um momento de intenso desenvolvimento e descobrimento do que é o mundo a partir dos contatos.

Brincar de boneca ao ar livre na escola Brincar de boneca ao ar livre na escola Grupo 1 brincando de boneca na escola

 

 

“Os anos iniciais são fundamentais para a comunicação, movimentação do corpo humano e para o crescimento infantil. É uma fase em que há construção motora, aquisição de linguagem e, principalmente, de criar habilidades sociais, que é como as crianças mais compreendem sobre o mundo, sobre os colegas, criam amizades na infância que podem se tornar duradouras e são notadas, ainda, melhoras comportamentais. Aqui, na Upuerê, as crianças são acolhidas em um ambiente que promove a descoberta, a socialização e a convivência entre elas e os educadores, mas, especialmente, entre elas e outras crianças de diversas faixas etárias”, explica a diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

Quais os pontos positivos em matricular as crianças na educação infantil?

A profissional afirma que, quanto mais cedo as crianças forem matriculadas na escola, melhor para o desenvolvimento infantil, pois o contato com pessoas além dos familiares pode estimular, por exemplo, a linguagem. Na escola, as crianças compreendem práticas como o compartilhamento de brinquedos e se sentem seguros o suficiente para expressar seus sentimentos de formas variadas.

“A infância é o momento em que as crianças começam a descobrir que elas podem comunicar seus sentimentos da maneira que preferirem, começam a fazer amizades, compreendem que alguns objetos são de uso coletivo, não individual, e se desenvolvem a partir de estímulos que nossos educadores oferecem, mas, principalmente, a partir do contato com as outras crianças. Por isso, é preciso matriculá-las em uma instituição em que haja espaço para ampliar os horizontes, a imaginação, promover a interação com crianças de diferentes faixas etárias e que haja espaço para que elas brinquem em grupo”, esclarece Aparecida.

Brincar na escola Banho na escola Brincar de banho na escola Brincar na escola Brincar na escola

Além desses pontos, a profissional reforça que as crianças apresentam melhoras em seu desenvolvimento socioemocional a partir do convívio escolar, o que pode afetar, para melhor, o crescimento e o bem-estar emocional ao longo de outras fases da vida, como a adolescência e a fase adulta.

“A interação social entre crianças de diferentes faixas etárias, por exemplo, pode auxiliar na compreensão emocional acerca dos desafios e da resolução de conflitos, e compreender melhor os sentimentos antes de expressá-los”, exemplifica a diretora pedagógica.

Como saber qual escola infantil escolher?

Aparecida sugere que, em busca de escolher a melhor escola para as crianças, pais e responsáveis devem visitar o máximo de instituições especialistas em educação infantil possível, com o intuito de conhecer o ambiente, os educadores que a compõem e, claro, observar o plano pedagógico, com foco em compreender como o ensino é promovido e como o conhecimento será compartilhado com as crianças.

“É preciso ter em mente, ainda, que a escola deve ser um local de acolhimento afetivo e seguro para as crianças, pois elas poderão melhorar suas maneiras de compreender regras a partir dos esportes, por exemplo, desenvolver sua autonomia e suas habilidades sociais de forma mais confiante, dentro e fora da escola”, detalha.

Brincar na lama na escola Brincar na escola Brincar na escola Brincar na lama na escola

O acolhimento afetivo na primeira infância na Upuerê

A educação infantil é essencial para as nossas crianças, e poder contribuir para a criação e o desenvolvimento de habilidades e competências para o futuro infantil não tem preço. Por isso, aqui, na Upuerê, valorizamos a rotina familiar, as necessidades de cada criança e, claro, o crescimento saudável delas com práticas diárias que colaboram com a formação de indivíduos que saibam criar e se relacionar, e não apenas repetir.

Para contribuir com o desenvolvimento das potencialidades físicas e psíquicas das crianças, priorizamos o contato com a natureza em nosso plano pedagógico como fator fundamental para o aprendizado, para compartilhar crescimento e para formar vínculos sociais, afetivos e éticos a partir da convivência entre as crianças.

Nossa estrutura conta com uma área ampla e aberta de 3.000 m², além de sala de sono (com educadores que ficam à disposição das crianças), segurança, pátio arborizado com árvores frutíferas, educadores qualificados e especializados em cuidado infantil, piscina aquecida, quadra coberta, salas de aula amplas e climatizadas, salas digitais (a partir do Grupo 3 até o Grupo 5), ateliê para artes, banheiros adaptados às necessidades das crianças, cozinhas, refeitórios, solários, biblioteca e amplo auditório.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.