Artes visuaisDestaque HomeEducação infantilCriatividade infantil: como as artes visuais estimulam as habilidades sociais

8 de março de 2022

Trabalhar atividades relacionadas às expressões artísticas, como a dança, o desenho e a música, dentro e fora da escola auxilia no desenvolvimento das crianças, tornando-as menos inibidas e mais autônomas.

Pintar, rabiscar, emitir sons e movimentar o corpo são habilidades que os humanos possuem desde os tempos antigos, com os denominados homens das cavernas. Apesar de pitoresco, os desenhos reproduzidos nas pedras constituem a primeira forma de comunicação conhecida pela humanidade, o que significa que as artes fazem parte do início de todo o processo de comunicação conhecido atualmente – as pinturas, os idiomas, danças, músicas, peças teatrais e outras formas artísticas de expressão. Entre elas, os desenhos seguem sendo a principal porta de entrada para o desenvolvimento social, motor, afetivo, cultural e cognitivo das crianças em seus anos iniciais, como indica um estudo publicado pela Revista Apotheke sobre a importância das artes visuais na aprendizagem dos pequenos.

Para Talita Espíndula, ao utilizar a arte como parte de uma metodologia de ensino, o pensamento criativo das crianças é estimulado a cada nova atividade, o que demonstra a influência das artes nos âmbitos mentais e emocionais dos mais novos. “Os professores e os próprios pais podem incentivar as ideias, pensamentos e emoções das crianças por meio das habilidades mais simples, como dançar uma música. O intuito dessas atividades lúdicas é provocar o envolvimento dos pequenos, a curiosidade deles em explorar mais texturas, cores, traços e movimentos que expressem o que eles estão pensando e como eles estão se sentindo, por exemplo, além de estimular a criatividade”, explica Talita Espíndula, psicóloga especialista em crianças e educadora parental da Upuerê Educação Infantil.

 

Por que estimular o lado artístico das crianças?

Na visão da psicóloga, as artes são importantes no plano pedagógico para que os pequenos pratiquem habilidades que serão fundamentais nos anos seguintes, como o estímulo à escrita. Além disso, é preciso adequar o processo de aprendizagem às novas tecnologias, seguindo algumas recomendações, como o uso moderado de telas.

Ao estar em contato direto com as habilidades artísticas, como dançar, cantar, desenhar e brincar ao ar livre, Talita explica que as crianças conseguem se desenvolver social, motora, afetiva, cognitiva e culturalmente, além de compreender questões sobre si mesmo, a realidade e seus convívios, dentro e fora da escola. “Quando a criatividade delas aflora, os educadores e os pais conseguem reconhecer habilidades que contribuem para a autonomia, percepção e convivência das crianças em relação a outros indivíduos”, explica a educadora parental.

 

Aprendizado focado na mente infantil

Um estudo promovido pela neuroeducadora dra. Mariale Hardiman, da Universidade Johns Hopkins (EUA), sobre a natureza da criatividade humana apresenta um modelo de ensino focado na mente e como este direcionamento pode auxiliar professores e escolas a integrarem as artes visuais ao plano pedagógico, já que estas podem auxiliar no desenvolvimento do pensamento criativo e inovador a partir de atividades lúdicas, momentos de improviso e de colaboração.

“A aproximação das crianças em relação às artes pode ser fundamental para que elas se tornem mais desinibidas, busquem novas formas de expressar o que sentem, como enxergam o mundo naquele momento e que elas têm espaço para dar voz ao que pensam. Esse contato direto com as artes desde os anos iniciais pode, inclusive, estimular mais experiências no futuro, em que os pequenos encontrem nos movimentos artísticos uma maneira de se descobrirem enquanto indivíduos e cidadãos do mundo, mas que eles possam também aperfeiçoar suas expressões, quem sabe se tornando um artista ou uma bailarina, por exemplo”, detalha Talita.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    ×