Destaque HomeNotíciasCuidados redobrados durante as férias escolares

28 de dezembro de 2021

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, durante as férias, o índice de acidentes domésticos com crianças no Brasil aumenta em 25%. Por isso, é necessário redobrar os cuidados.

Lazer, diversão e mais tempo com a família: essas são as características que marcam o fim de ano, tendo em vista as férias escolares. Esse período é muito aguardado pelas famílias, uma vez que, além das datas comemorativas, existe a expectativa de viajar e encontrar os amigos. Entretanto, para os responsáveis, as férias também representam cuidado redobrado com as crianças, uma vez que, com os filhos fora da escola, a necessidade de entreter-los e estar atentos a todo instante torna-se bem maior. De acordo com a ONG Criança Segura, 38% das mortes por acidentes com crianças acontecem durante as férias e, entre as causas mais comuns, estão afogamento e queimadura. Diante desse cenário,  pediatra capixaba alerta para os cuidados que são necessários para que todos possam aproveitar esse período em segurança. 

Em função da pandemia, o período de recesso escolar deve receber ainda mais atenção, tendo em vista que, apesar do avanço da vacinação no país, que atualmente tem mais de 70% de sua população vacinada, a pandemia ainda não acabou. “É fundamental que os pais prezem pela segurança e saúde dos filhos, tendo sempre consigo álcool em gel, garrafinhas de água para que eles não fiquem desidratados nesse calor do verão e algum alimento na bolsa, de preferência uma fruta. Vale ressaltar que as crianças se preocupam apenas em se divertir e estar com os colegas e por isso não tem o costume de se atentar aos cuidados requeridos na pandemia. Dessa forma, é dever dos responsáveis estar sempre atentos aos filhos. A recomendação para o momento é frequentar lugares abertos e sem aglomeração, para todos aproveitarem em segurança”, afirma Karoliny Veronese, pediatra da Upuerê Educação Infantil.  

Aumento dos acidentes domésticos

De acordo com a SBP, durante as férias escolares, com as crianças em casa, acidentes como quedas, fraturas, ingestão de produtos tóxicos e afogamentos, têm maior chance de acontecer. Além disso, afirma que durante este período, 80% dos acidentes domésticos ocorrem na cozinha. Diante desse cenário, é essencial que os responsáveis permaneçam atentos. Algumas recomendações para evitar que esses acidentes aconteçam, são: proteger as quinas dos móveis, facilitar o trânsito entre os cômodos, tomar cuidados com pisos escorregadios, usar tapetes antiderrapantes e garantir que produtos químicos permaneçam tampados e fora do alcance das crianças.   

Cuidados necessários nas férias 

cuidados-ferias-escolares

Além dos cuidados básicos requeridos dentro de casa, como o período de férias também é marcado por viagens e passeios, algumas recomendações para manter a saúde das crianças em dia se fazem necessárias:

  • Diante das principais características do verão que são sol forte e calor, busque sempre oferecer líquido e frutas para as crianças, além de manter o uso constante do protetor solar  e roupas com proteção UV; 
  • Mantenha a criança ocupada com atividades físicas, para inibir o sedentarismo;
  • Mantenha uma alimentação balanceada, apesar de ser um momento de descontração, não é recomendado que a criança fuja tanto da dieta normal. 
https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    ×