Cultura como o caminho para criar repertório e memórias afetivas na infância

14 de agosto de 2023

A cultura é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento do repertório, das  memórias afetivas do protagonismo das crianças – no presente e no futuro que elas estão construindo desde que nasceram Tempo de leitura: 4 minutos Confira também o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo. INTRODUÇÃO A cultura é responsável por englobar diversas áreas...

A cultura é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento do repertório, das  memórias afetivas do protagonismo das crianças – no presente e no futuro que elas estão construindo desde que nasceram

Tempo de leitura: 4 minutos

Confira também o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo.

INTRODUÇÃO

A cultura é responsável por englobar diversas áreas de estudos, como as artes e as letras, e temas sociais, como os modos de vida, direitos fundamentais da sociedade e seus sistemas de valores, tradições e crenças, além de possibilitar ao indivíduo a capacidade de refletir sobre si mesmo, conforme debatido na Conferência Mundial sobre Políticas Culturais, da Unesco. Por oferecer tais conhecimentos, faz-se necessária a inclusão de atividades lúdicas que trabalhem a Cultura na Infância desde os anos iniciais, dentro e fora da escola, para que as crianças compreendam que o mundo é formado pela diversidade e que elas podem se tornar cidadãs com visões, pensamentos e sentimentos próprios, capazes de produzir diferentes formas de expressão cultural por múltiplas linguagens – como os desenhos, as falas e as brincadeiras. Isso proporciona a elas repertório e, também, memórias afetivas que serão lembradas e usadas em tomadas de decisões no futuro. 

Para que a cultura seja entendida como essencial desde a infância, Talita Espíndula explica quais são os aspectos primordiais para criar memórias afetivas por meio da cultura e do aprendizado. “O processo de construção das crianças enquanto indivíduos no mundo inclui: o que é produzido por ela, sendo protagonista ao se expressar da forma que quiser, como em desenhos; o patrimônio cultural da infância, exercidos a partir de histórias, cantigas, brinquedos e músicas de diferentes lugares e épocas; e produções feitas por adultos que oferecem diretamente ao público infantil experiências diversas, como assistir a uma peça ou a uma apresentação”, comenta a psicóloga da Upuerê Educação Infantil.

Cultura no Encontro dos Porquês

Ensinar a cultura por meio das brincadeiras torna o aprendizado mais leve e eficaz. Nesse sentido, Priscila Garcia comenta sobre o Encontro dos Porquês – um evento anual da Upuerê que tem o objetivo de potencializar o sentido investigativo das crianças. 

“É um momento muito importante de aprendizado, haja vista que um estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia revelou que a curiosidade contribui para o desenvolvimento das crianças, tanto no âmbito social, quanto no cognitivo. Com esse propósito, valorizamos suas hipóteses como algo importante,  assim eles aprendem e descobrem o mundo. Promovemos o encontro do ‘por quê?’ das perguntas com o ‘porque’ das respostas. Afinal, são as perguntas que movem o mundo, e as respostas promovem um repertório rico para a vida”, explica a coordenadora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.