Inserção da cultura na educação pode auxiliar no desenvolvimento infantil

15 de setembro de 2022

Por meio de brincadeiras, contação de histórias, jogos, atividades ao ar livre e visitas a locais históricos, é possível transmitir conhecimentos sobre a tradição e a cultura de um ambiente para uma criança de forma lúdica. Nesse sentido, a inserção do conceito e da cultura em si é fundamental para que, desde a infância, seja...

Por meio de brincadeiras, contação de histórias, jogos, atividades ao ar livre e visitas a locais históricos, é possível transmitir conhecimentos sobre a tradição e a cultura de um ambiente para uma criança de forma lúdica. Nesse sentido, a inserção do conceito e da cultura em si é fundamental para que, desde a infância, seja apresentada a história do local em que a criança vive suas experiências. De acordo com análises feitas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a cultura exerce uma influência sobre diversos aspectos do desenvolvimento infantil, visto que as experiências de uma criança são moldadas pela participação ativa ou, ao menos, o ato de observar a prática de atividades culturais por pessoas que participam da convivência dela.

horta como parte da cultura que pode auxiliar crianças e o seu desenvolvimento

Aparecida Epichin explica que diversos aspectos são importantes para o processo de construção das crianças enquanto indivíduos no mundo, e um deles é a cultura. “Fomentar a cultura é fundamental para mostrar às crianças que elas também são protagonistas da história contada e darem a elas o entendimento de como se expressarem. Tudo isso pode ser estimulado por meio da arte, de brincadeiras, da música, da leitura e, o mais importante, que seja um processo de inserção natural e prazerosa para a vivência da criança”, completa a diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

Brincar para desenvolver

A especialista enfatiza que o formato do aprendizado também influencia e instiga o interesse dos pequenos pela cultura. “De uma forma lúdica, por meio de rodas de música, aulas de capoeira, momentos de leitura e a prática do cultivo da horta, que são atividades inseridas na rotina da Comunidade Upuerê, as crianças são expostas às histórias que remetem a lugares e épocas, e, consequentemente, contribuem para experiências culturais diversas durante a infância”, finaliza Aparecida.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.