Curiosidade infantil promove maior aproximação entre as crianças e os pais

5 de janeiro de 2023

Durante a primeira infância, as crianças buscam compreender tudo o que acontece no mundo por meio de questionamentos. É comum os pais escutarem frases que começam com “por que”, “de onde vem” e outras indagações que são tão frequentes durante esta fase da vida. A curiosidade que existe em cada criança pode se manifestar de...

Durante a primeira infância, as crianças buscam compreender tudo o que acontece no mundo por meio de questionamentos. É comum os pais escutarem frases que começam com “por que”, “de onde vem” e outras indagações que são tão frequentes durante esta fase da vida. A curiosidade que existe em cada criança pode se manifestar de diversas maneiras, seja durante uma brincadeira ou ao tomar um banho de piscina, por exemplo; o importante é que a curiosidade infantil se dê de forma espontânea, de acordo com cada fase vivida pelas crianças.

Desta maneira, há melhor desenvolvimento do cérebro, maior reflexão acerca das respostas registradas, maior estímulo à invenção e imaginação, além de maior aproximação com a família, já que é nela que as crianças buscam as respostas – como indica uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia com crianças na primeira infância.

Alimentação saudável em família na Upuerê

Para Talita Espíndula, o estreitamento dos laços afetivos com os pais acontece por eles serem os principais modelos das crianças em todas as experiências de vida.

“A curiosidade é natural, especialmente a partir dos 3 anos de idade, e as crianças tendem a ter questionamentos sobre tudo. Seja uma pergunta sobre por que o céu é azul ou por que o pai e a mãe dormem juntos, por exemplo, toda dúvida infantil é válida desde que seja espontânea. Nesses casos, cabe aos pais a responsabilidade de sanar essas dúvidas de forma clara, porque, sem uma resposta satisfatória, a criança pode perguntar a outra pessoa, que pode dizer algo que se torne um trauma para os mais novos, ou que gere mais dúvidas”, comenta a psicóloga que atua na Upuerê Educação Infantil.

Como lidar com questionamentos sobre a sexualidade na primeira infância?

Durante a primeira infância, a especialista afirma que a sexualidade é um dos temas que as crianças mais podem apresentar questionamentos, mas reforça que, apesar de ser um assunto delicado, não precisa ser tratado como tabu.

“Até a adolescência, abordar a sexualidade durante a infância não é no sentido erótico porque o cérebro infantil não compreende este tema neste sentido. Para as crianças, é saber por que os corpos feminino e masculino são diferentes, já que elas podem tomar banho com o pai ou com a mãe e notar as diferenças entre eles, ou porque os pais podem se beijar e abraçar a todo momento, mas um amiguinho não pode fazer o mesmo com a amiguinha. Quando as dúvidas existirem, os pais precisam conversar com as crianças de forma clara e sempre abrir espaço para que elas questionem quando quiserem sobre o assunto que quiserem, sem receios”, aconselha Talita.

Como a escola pode auxiliar neste processo de curiosidade?

Leitura infantil, que incentiva a curiosidade das crianças.

A psicóloga indica que, assim como é importante que os pais sejam claros com as crianças, os educadores também não podem ignorar os questionamentos dos mais novos. “A curiosidade é saudável e contribui, diretamente, para o desenvolvimento das crianças sem qualquer tipo de empecilho. Ao serem questionados sobre a sexualidade ou qualquer outro assunto na escola, os profissionais devem ser claros em suas respostas e fazer com que a criança compreenda que há um momento para todas as coisas, especialmente para descobrir mais sobre o corpo humano”, finaliza Talita.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.