Desenvolvimento InfantilDestaque HomeDesenvolvimento infantil: especialista alerta para a importância da leitura

8 de fevereiro de 2022

Um estudo realizado pela Academia Americana de Pediatria apontou que ler para os filhos desde a primeira infância tem impacto positivo na alfabetização e no desempenho escolar, além de estimular as habilidades cognitivas das crianças.

Habilidades como criatividade e desenvoltura são essenciais para resolver as mais diversas situações em qualquer cenário ao longo da vida. Uma pessoa que sabe solucionar problemas, sejam eles relacionados à vida pessoal ou profissional, tende a conseguir lidar melhor com outros indivíduos. De acordo com um estudo realizado pelo departamento de psicologia da Universidade de Cambridge, ler estimula a criação de empatia nas crianças, tendo em vista que, por meio dos livros, elas são expostas a diversos lugares, culturas e personagens. Dessa forma, as crianças saem, de certa maneira, de sua bolha e realidade e aprendem a se colocar no lugar do outro. Diante desse contexto, psicóloga capixaba alerta para a importância de incentivar a prática da leitura para as crianças, uma vez que, principalmente na primeira infância, esse hábito depende de estímulos externos, realizados, na maioria das vezes, pela família e pelo ambiente escolar. 

É importante destacar que a leitura auxilia, também, na formação socioemocional e sociocultural das crianças. Em um comunicado publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), afirma-se que a alfabetização é a chave para realizar o potencial de cada ser humano, para alcançar um mundo cheio de liberdade e esperança. “É essencial que os pais ofereçam atividades que estimulem não só o simples ato de ler, mas que, além disso, ajudem a criar o sentimento de prazer e satisfação nas crianças, para que a leitura se torne um ato de lazer. Jogos e vídeos estão cada vez mais presentes nas rotinas atuais. Sendo assim, quanto antes se estimular a leitura, maior a chance do seu filho desenvolver gosto pelos livros”, afirma Talita Espíndula, psicóloga da Upuerê Educação Infantil. 

Como selecionar os melhores livros para a idade do seu filho?  

desenvolvimento-infantil-importancia-leitura

É importante despertar o interesse das crianças para que aprendam a gostar de ler e, de fato, não associem a leitura a um sentimento negativo. Para as crianças de 1 a 2 anos, o ideal é que os responsáveis, além de optarem por livros coloridos e atrativos, utilizem outros recursos para estimular a atenção da criança, como bonecos, fantoches e afins. Livros com sons também são boas opções para essa faixa de idade.

Já as crianças na faixa etária de 3 a 5 anos estão na fase de fazer muitas perguntas e questionamentos, além de começarem a expressar seus sentimentos. Dessa forma, para elas, são indicados livros que retratem situações corriqueiras, cotidianas, como, por exemplo, histórias narradas em ambiente escolar. É recomendável, também, que o livro contenha informações simples e que trate de um único assunto como animais, cores ou sentimentos. Além disso, é importante que as histórias abordem temas sobre amizades e diferenças, uma vez que nessa idade elas começam a interagir com outras crianças e já notam diferenças étnicas, raciais e de gênero. 

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    ×