Desenvolvimento InfantilDestaque HomePediatra capixaba dá dicas aos pais de como estimular a fala dos bebês

15 de março de 2022

Entre as dicas, a principal é conversar com os mais novos da família o tempo todo e criando neles o desejo de responderem às falas, mesmo que por meio de balbucios ou pequenas sílabas.

Com a chegada de um novo integrante na família, é normal ver pais e mães ansiosos para saber qual será a primeira palavra dita pelo bebê: “será mamãe ou papai?”. Apesar de ser uma competição saudável entre os adultos, ambos podem usar brincadeiras, momentos específicos e outros estímulos para auxiliar no desenvolvimento da fala dos pequenos. Esses estímulos não precisam ser, especificamente, apenas verbais, como indica um estudo desenvolvido pela Universidade de Chicago, que mostra a influência que ações não-verbais também têm sobre este processo de aprendizado. Conversar com os bebês é a principal maneira de iniciar o contato deles com a fala, mas uma pediatra capixaba indica outros caminhos para que este desenvolvimento seja o mais tranquilo e o mais natural possível para os bebês – e para os papais ansiosos.

Além da presença constante dos pais, a família também é importante para que o bebê tenha cada vez mais facilidade em emitir sons e, possivelmente, palavras, mesmo que por meio de balbucios. “Em média, os bebês começam a falar a partir dos 12 meses, mas já conseguem reconhecer as vozes dos pais. Quanto mais conversas realizadas diretamente com o bebê, melhor para ele começar a falar, ou ao menos balbuciar”, explica Karoliny Veronese, pediatra da Upuerê Educação Infantil. A profissional lembra ainda que o uso de telas (como a televisão e o celular) não são recomendados para estes primeiros momentos do bebê, mas o contato com outras crianças e adultos é essencial para que ele comece a falar.

5 maneiras de estimular seu bebê a falar

Entre as formas verbais e não-verbais de auxiliar o desenvolvimento de fala do seu bebê, além da conversa, a pediatra capixaba recomenda ler e cantar para o bebê, fazer gestos enquanto diz o que aquilo significa (também considerado para apontar para objetos e/ou pessoas), e mais algumas maneiras de estimular o mais novo a se expressar. Confira abaixo:

  • Conversar/narrar suas tarefas: ao falar diretamente com o bebê, é possível estimular o desejo nele em repetir as palavras ou tentar responder o que foi dito, mesmo que por meio de balbucios.
  • Ler e cantar para o bebê: ao pronunciar as palavras corretamente, interagindo com o bebê e dando voz e expressões faciais a cada personagem, pais e mães podem auxiliar na construção de um vocabulário mais rico, além de despertar a curiosidade e manter a atenção do bebê enquanto conta a história. Já ao cantar para o bebê, os pais podem pronunciar novas palavras e em tons diversos, o que facilita a compreensão do recém-nascido por serem vozes conhecidas.
  • Fazer gestos/apontar para objetos: ao ver que o bebê está apontando para algum objeto, é recomendado que os adultos repitam o nome daquele brinquedo, por exemplo, corretamente, para que o bebê compreenda os sons e consiga associar nome ao objeto.
  • Estimular o convívio com outras crianças: ao estar em um ambiente com mais crianças – de diversas idades –, o bebê sente a necessidade de se expressar de alguma forma. Por isso, é importante conviver ou brincar por alguns momentos ao longo do dia com mais crianças, para reforçar o desenvolvimento da fala e promover a empatia, ao ter que compartilhar brinquedos.
  • Imitar sons: seja em histórias ou em conversas durante o dia, imitar diversos sons, como os de animais, pode auxiliar na diferenciação deles – sons de pessoas, animais e ambientes, por exemplo. Utilizar brinquedos que façam essa imitação também ajudam a estimular o uso das cordas vocais, já que o bebê também tentará imitar os novos sons.
https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    ×