Destaque HomeEducaçãoEducação Ambiental: especialistas destacam os benefícios do processo

27 de janeiro de 2022

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford revelou que 83% dos estudantes que tiveram acesso à educação ambiental melhoraram seu comportamento ecológico

O consumo em excesso e o desperdício de água são fatores que desregulam, cada dia mais, o meio ambiente, o que fará surgir diversos desafios para as gerações futuras enfrentarem. Dados de um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil apontam que 39,2% de toda a água potável captada é desperdiçada, ou seja, não chega às residências dos brasileiros. Ainda de acordo com a pesquisa, essa quantidade seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de casas em um ano. Segundo dados da WWF (World Wild Fund), apenas 1,28% do lixo plástico é reciclado no Brasil. Diante desse contexto, especialistas reforçam a importância de promover a dedução ambiental desde a infância para que as crianças cresçam e saibam como preservar a natureza.

educaçao-ambiental-beneficios

Para Luciani Lecco Bertolini a introdução da educação ambiental é indispensável, assim como o contato dos pequenos com a natureza. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), os objetivos da educação ambiental para crianças são: sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais; estimular o interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente; desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que os cerca e ampliar os conhecimentos ecológicos. “A partir do momento em  que  as crianças constroem memórias agradáveis no meio ambiente, elas irão associar o sentimento de felicidade à natureza. Assim, a probabilidade de se tornarem adultos conscientes e preocupados com a preservação ambiental é muito maior. Existem pesquisas comprovando a melhora no comportamento ecológico de adultos que estudaram educação ambiental, portanto, a eficácia tende a ser muito maior se começarmos desde a infância. A introdução da educação ambiental e o contato com a natureza em si são as medidas mais eficientes para preparar as crianças para o que está por vir”, afirma a psicóloga da Upuerê Educação Infantil. 

Aulas ao ar livre e contato com a natureza

Para reforçar e potencializar a educação ambiental com crianças é importante que tenham a oportunidade de aprender em contato com a natureza, para que possam explorar suas curiosidades e desenvolver a consciência no que diz respeito ao comportamento ecológico delas. “Sempre pautamos nossa metodologia de ensino por incentivar as crianças a terem contato e cuidado com o meio ambiente, por isso, em nosso espaço, as crianças são estimuladas a interagir e aprender ao ar livre. Além disso, é importante ensiná-las a não poluir aquele ambiente. Dessa forma, os pequenos construirão um comportamento ecológico consciente ”, explica Aparecida Epichin, diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil. 

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    ×