Destaque HomeEsportesSaúdeEsportes: especialista indica os benefícios da prática de atividades físicas para as crianças

25 de fevereiro de 2022

Além de contribuir para amenizar os impactos do isolamento social, os exercícios físicos são fundamentais para o desenvolvimento infantil.

Apesar da similaridade, a prática de esportes se difere da atividade física por possuir regras, características de competição, padronização de espaço e formação de equipes. Além dos conhecidos benefícios ligados à movimentação, os esportes promovem a ampliação do âmbito social das crianças. Por meio das normas de um determinado jogo, as crianças conseguem compreender as formas de relacionamento, trocam experiências, aprendem a lidar com frustrações, respeitar regulamentos entre outros diversos benefícios. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o ideal é que as crianças pratiquem cerca de 60 minutos de esportes por dia. 

Para a psicóloga especialista em crianças e educadora parental Talita Espíndula, as situações vivenciadas nas partidas podem ajudar na formação do futuro adulto e criam engajamento que reflete no aprendizado. “Ao praticar esportes, as crianças começam a desenvolver maior senso de responsabilidade e, quando há uma afinidade com a atividade, passam a entender melhor a importância de  cumprir as regras. Existe também o aprendizado de socializar e interagir com outros pares, que precisam agir de forma coletiva para alcançar o objetivo. Por meio da sensação prazerosa ao ganhar a partida de um jogo, por exemplo, é possível aprender que seu esforço pode ser recompensado, e quando há derrota, aos poucos aprende a lidar com frustrações. É um tipo de lazer saudável, que auxilia na construção da criança como futuro cidadão”, afirma a profissional da Upuerê Educação Infantil.

Crianças que praticam esportes são mais disciplinadas

Um estudo realizado pela Universidade de Montreal, em parceria com o Hospital Infantil CHU Sainte Justine, no Canadá, revelou que a prática de esportes ajuda as crianças a desenvolverem mais disciplina e atenção na sala de aula. 

Outros benefícios dos esportes

Confira outros benefícios que os esportes promovem para as crianças:

Favorece a saúde mental: o esporte é um importante aliado no tratamento de déficit de atenção e dislexia, além de reduzir as chances de desenvolvimento de ansiedade e depressão. 

Aprimora a cognição: crianças que praticam atividades físicas frequentemente têm o raciocínio estimulado, o que resulta em um melhor desenvolvimento cognitivo. 

Diminui o risco de obesidade: ao incluir esportes na rotina, diminui-se a probabilidade do sobrepeso, que também afasta o risco de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardíacas, entre outras. 

Estimula a convivência em grupo: as atividades propiciam momentos de interação e faz com que as crianças se sintam mais à vontade com outras pessoas e, até podem desenvolver o espírito de liderança.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    ×