Frutas são alimentos essenciais para as crianças terem energia no calor

2 de março de 2023

Com a predominância das temperaturas altas em terras capixabas, o cuidado com a saúde infantil redobra. Assim como os adultos, as crianças sentem muito calor e, para amenizar a situação, uma das opções mais divertidas para se refrescar é brincar ao ar livre, fazer passeios em família e se aventurar em praias, cachoeiras ou piscinas....

Com a predominância das temperaturas altas em terras capixabas, o cuidado com a saúde infantil redobra. Assim como os adultos, as crianças sentem muito calor e, para amenizar a situação, uma das opções mais divertidas para se refrescar é brincar ao ar livre, fazer passeios em família e se aventurar em praias, cachoeiras ou piscinas. Contudo, uma grande aliada para amenizar o calor que as crianças sentem é a rotina alimentar, que, nessa época, pode ser especialmente rica em frutas.

Alimentação infantil com frutas

Principalmente as que possuem teor maior de água em sua composição, como a melancia e a laranja, as frutas são saudáveis e contribuem para incentivar a hidratação constante, para fortalecer a imunidade infantil e aumentar a disposição e a energia das crianças para se divertirem em dias de calor intenso.

Porém, apesar de serem essenciais para o crescimento saudável das crianças, um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que compõe o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), aponta que apenas 22,2% de crianças entre 6 e 23 meses de idade têm uma alimentação rica em vegetais e frutas.

A mesma pesquisa afirma que este grupo etário é o que menos ingere frutas e hortaliças em todo o país.

“Nesta época de verão intenso, a alimentação saudável é fundamental para absorver nutrientes necessários para manter a saúde das crianças fortalecida, além de dar mais energia e disposição para que elas se divirtam em passeios e brincadeiras ao ar livre. E, como as crianças perdem muita água por meio do suor durante os momentos de lazer, é preciso que elas consumam mais líquido ainda para seguirem hidratadas. Por isso, uma das melhores opções é consumir frutas que tenham muita água, como a melancia, o melão e a laranja, que ajudam na hidratação e na absorção de nutrientes que as crianças precisam especialmente neste período do ano”, afirma Dayanna Miranda Camizão, nutricionista da Upuerê Educação Infantil.

Quais os alimentos mais indicados para consumir durante o verão?

A nutricionista indica que, para crianças menores de 6 meses, a amamentação exclusiva é a única forma adequada de hidratação e alimentação para os bebês.

“Como a introdução alimentar ainda não foi iniciada, o leite materno é essencial para a alimentação dos bebês e deve ser oferecido de maneira livre, de acordo com a necessidade solicitada pelo bebê. Já para as crianças acima dos 6 meses, podemos sugerir um consumo maior de frutas que possuem maior teor de água em sua composição, como abacaxi, melancia sem caroço, maçã, laranja, maracujá doce, manga, uva, entre outras”, comenta Dayanna.

Apesar de incentivar a alimentação saudável e a hidratação das crianças, a especialista reforça que nada substitui a hidratação por meio da ingestão direta de água.

“As crianças não se atentam à necessidade de beber água muitas vezes ao dia, pois preferem brincar do que parar para consumi-la. Por isso, cabe aos pais incentivar as crianças diariamente a consumir mais água e reforçar que ela é fundamental para ter uma saúde em dia, o que possibilita mais dias de diversão ao ar livre”, finaliza Dayanna.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.