Destaque HomeEducaçãoEspecialista ressalta a importância do contato com a natureza no ensino infantil

14 de janeiro de 2022

Escolas em todo o país têm incorporado a natureza no ambiente de aprendizagem, visto que, de acordo com pesquisas, o contato com a natureza promove às crianças desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e social de maneira única.

O contato com a natureza e as brincadeiras ao ar livre são hábitos cada vez menos comuns na rotina das crianças, tendo em vista a imensa oferta de eletrônicos que costumam já ser ofertados pelos responsáveis nos primeiros anos de vida dos pequenos. Diante desse cenário, para incentivar o convívio com o meio ambiente, escolas ao redor do mundo têm investido na combinação entre educação e natureza. As Nature Based Preschools (“pré-escolas baseadas na natureza”, em tradução livre) têm sido, cada vez mais, a opção de escolha dos responsáveis, tendo em vista os incontáveis os benefícios oferecidos pelo contato com o meio ambiente ao desenvolvimento intelectual, social, físico, mental, cognitivo e emocional das crianças. Dessa forma, especialista capixaba ressalta a importância do contato com a natureza no ensino infantil.

De acordo com o manual “Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes”, elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o convívio com a natureza na infância melhora o controle de doenças crônicas – como diabetes, asma, obesidade, entre outras -, favorece o desenvolvimento neuropsicomotor e reduz os problemas de comportamento, além de fomentar a criatividade, iniciativa, autoconfiança, capacidade de escolha, de tomar decisões e resolver situações. “A educação é responsável por tornar as crianças cidadãs do mundo, capazes de produzir e criar, e não apenas de repetir. Por isso é tão importante estimular o interesse, curiosidade e desenvolvimento das crianças por meio de diferentes experiências ao ar livre, sempre sob supervisão de educadores especializados. Já foi comprovado em pesquisas que a interação com ambientes naturais permite que as crianças aprendam fazendo e experimentando ideias. Na natureza, elas  pensam, questionam e criam hipóteses, o que auxilia no desenvolvimento infantil”, destaca Aparecida Epichin, diretora pedagógica da Upuerê.

Ensino baseado na natureza que promove benefícios perceptíveis

Os benefícios promovidos pelo contato com a natureza são perceptíveis, principalmente, nas crianças de 0 a 5 anos. “Tenho duas filhas gêmeas que estudam em um ambiente que promove atividades ao ar livre, entre árvores e notei diferenças individuais em cada uma graças ao ensino oferecido com contato no meio ambiente e com o convívio com as crianças de diferentes faixas-etárias. Hoje elas estão mais independentes, comem sozinhas e, inclusive, tiveram melhora na fala”, relata Karoliny Veronese, pediatra e mãe de duas alunas que estudam na Upuerê Educação Infantil. 

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    ×