Destaque HomeEducaçãoProfissionais da educação comentam a importância do inglês para crianças

9 de novembro de 2021

De acordo com especialistas, a infância é a fase em que as crianças têm capacidade cognitiva de aprender dois idiomas como se fossem um.

O inglês é o terceiro idioma em falantes nativos e o primeiro em falantes por todo o planeta, sendo considerado uma língua global. Tanto para o mercado de trabalho, quanto para viagens internacionais, dominar o idioma é peça fundamental para se sair bem. Uma pesquisa realizada em 2018 pela British Council revelou que apenas 5% da população brasileira domina o inglês e, desses, apenas 1% possui fluência.

Um outro estudo, realizado pelo Kings College, de Londres, e pela Brown University, em Rodhe Island, analisou cerca de 108 crianças com idades entre um e seis anos. A conclusão aponta que qualquer influência ambiental sobre o desenvolvimento do cérebro será mais forte na infância, o que explica que introduzir crianças em um ambiente bilíngue antes dos quatro anos aumenta a chance de elas dominarem ambas as línguas, já que irá raciocinar no próprio idioma em que está se comunicando sem realizar traduções mentais, sugere a pesquisa.

Para a assessora de inglês da Upuerê Educação Infantil, Karina Santanna Silva, o contato com um segundo idioma na infância promove inúmeras vantagens. “Há benefícios já comprovados cientificamente quanto ao aprendizado de inglês durante a infância. Alguns exemplos são a estimulação do cérebro, desenvolvendo a criatividade, o raciocínio, capacidade de concentração e a habilidade que a criança desenvolve de trocar de idiomas com naturalidade (indo do português para inglês e vice-versa). A primeira infância é considerada a fase da vida ideal para se aprender outras línguas. Logo, o melhor período é entre 2 e 5 anos de idade e, à medida que os anos vão passando, essa facilidade vai diminuindo, mudando e até, em alguns indivíduos, se perdendo”, afirma a profissional. 

Metodologia de ensino

Sobre a metodologia de ensino mais adequada, Karina comenta o método adotado na Upuerê, que acompanha o desenvolvimento individual do aprendizado. “O ensino da língua inglesa acontece de forma lúdica e em contextos que fazem sentidos às crianças. Criamos situações propícias ao aprendizado, que unem o ensino da língua-alvo ao prazer e alegria de ser criança. Nossa vivência se dá por meio de atividades criativas, jogos, músicas, histórias e brincadeiras, que são norteadas por um currículo próprio e que respeita o ritmo de aprendizagem de cada indivíduo. Mostramos que aprender inglês é divertido”, explica a especialista.

Para Aparecida Epichin, o formato do aprendizado também influencia e instiga o interesse dos pequenos pelo segundo idioma. “Ensinamos de uma forma didática e prática, da mesma forma que as crianças nativas aprendem, com constante contato e vivência”, completa a diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

Influência a longo prazo

Além dos benefícios cognitivos ao aprender um novo idioma, o âmbito profissional pode ser um importante fator. Segundo estudo do site de empregos Catho, um profissional fluente em inglês tem chances de receber um salário 68% maior do que o das pessoas que não dominam o idioma.Além da estimulação cerebral e seus benefícios, a longo prazo percebemos também que a pronúncia das crianças que aprendem inglês mais cedo é muito melhor. Isso porque seu aparelho fonador ainda está  em desenvolvimento e é capaz  de se adaptar e reproduzir os mais variados sons, aprendendo assim fonemas que sequer fazem parte de sua língua materna tornando sua pronúncia semelhante a de um nativo da língua inglesa”, enfatiza Karina Santanna Silva.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    ×