Jornada da imaginação: a importância de preservar o desenvolvimento imaginário infantil em tempos tecnológicos

1 de novembro de 2023

A imaginação infantil contribui para o desenvolvimento em diferentes áreas. No entanto, com o crescente avanço tecnológico, o uso da imaginação e da criatividade podem ser afetados. por isso, é fundamental que os familiares e educadores incentivem o desenvolvimento da imaginação infantil por meio de brincadeiras e do acolhimento Tempo de leitura: 5 minutos Em...

A imaginação infantil contribui para o desenvolvimento em diferentes áreas. No entanto, com o crescente avanço tecnológico, o uso da imaginação e da criatividade podem ser afetados. por isso, é fundamental que os familiares e educadores incentivem o desenvolvimento da imaginação infantil por meio de brincadeiras e do acolhimento

Tempo de leitura: 5 minutos

Em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia e seus avanços, a família e a escola tem se preocupado com uma maneira de permanecer ativa a centelha da  imaginação infantil. Atualmente, os pequenos exploradores já nascem em um ambiente repleto de dispositivos eletrônicos e digitais que, muitas vezes, desviam a atenção que costumava ser dedicada a brincadeiras. Um estudo realizado pela Universidade Federal de Alagoas, indica que inventar brincadeiras que estimulem a imaginação corrobora com a capacidade infantil de lidar com o desconhecido. Isso porque os pequenos buscam por diferentes soluções, além de contribuir para a formação de crianças felizes e autônomas. Desse modo, é fundamental que os pais e educadores incentivem a criação da imaginação infantil por meio de brincadeiras compartilhadas e momentos em família sem o uso de aparelhos eletrônicos. 

Mariana Grenfell explica que fomentar o processo criativo e imaginário infantil é essencial para que as crianças vivam diferentes experiências e histórias, algo que pode ser perdido devido à exposição ao uso de telas. “A exposição excessiva à tecnologia pode afetar, de diferentes maneiras, a capacidade das nossas crianças de se desenvolverem. De acordo com estudos em neurociência e desenvolvimento infantil, a criatividade e a imaginação prosperam quando as crianças têm a oportunidade de explorar um ambiente diversificado. Em resumo, a arte, a imaginação e a criatividade são propostas terapêuticas poderosas para o desenvolvimento e o bem-estar dos nossos pequenos”, comenta a Neurologista.

O papel da família no desenvolvimento imaginário  infantil

A imaginação é uma das principais características da infância, afinal, é ela que permite que as crianças explorem os diferentes mundos, a empatia e o  desenvolvimento de habilidades sociais. Por isso, os pais e educadores ao investirem no desenvolvimento da imaginação e da criatividade infantil, corroboram para a criação de habilidades que irão ajudá-las a entender de maneira mais leve as pessoas e o ambiente ao seu redor. Nesse sentido, a participação da família nesse processo é fundamental para que os pequenos se sintam acolhidos e confiantes.

“Os familiares e os educadores podem participar desse momento incentivando  as perguntas e exploração de assuntos, visto que isso estimula a curiosidade infantil. Além disso, fazer elogios as invenções de histórias, a criatividade, brincar junto dos pequenos e propor jogos de faz de conta, são algumas opções de brincadeiras que podem contribuir para o fortalecimento dos laços afetivos e emocionais das crianças. Essa abordagem dos adultos corrobora, também, na criação de confiança e autenticidade, além de proporcionar aos pequenos exploradores um crescimento saudável e equilibrado ”, explica a neurologista. 

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.