Praticar natação desde a infância melhora o desenvolvimento infantil

4 de agosto de 2022

A natação é vista como um dos esportes mais completos, visto que trabalha várias partes do corpo, tanto no aspecto físico, quanto no cognitivo. Quando a prática é iniciada logo na infância, a partir dos seis meses de idade, pode trazer diversos benefícios para a criança que permanece ao longo da vida, como a melhora...

A natação é vista como um dos esportes mais completos, visto que trabalha várias partes do corpo, tanto no aspecto físico, quanto no cognitivo. Quando a prática é iniciada logo na infância, a partir dos seis meses de idade, pode trazer diversos benefícios para a criança que permanece ao longo da vida, como a melhora da saúde mental e das condições neurológicas, como confirma o estudo publicado na revista científica The Physiological Society, intitulado “O exercício de natação melhora as memórias de curto e longo prazo: mudanças no curso do tempo”. Na pesquisa, foram realizados testes de memória com voluntários antes e depois do início da prática da natação e, em sete dias de treinamento, o esporte promoveu melhora significativa na fase de aprendizado e na formação da memória.

Para Luar Lúcia Fonseca de Araújo, professora de natação na Upuerê Educação Infantil, estimular a prática de esportes já na fase da infância traz benefícios para o desenvolvimento da criança e este esporte aliado à formação educacional pode ser ainda mais importante para o aprendizado. “A natação, neste primeiro contato na educação infantil, é o momento de as crianças aprenderem a se deslocar e a sobreviver em um ambiente aquático. Além disso, ela promove a socialização, visto que, na maioria das vezes, é praticada em grupo; melhora o sistema respiratório ao trabalhar o diafragma e a respiração da forma correta; desenvolve o sistema motor ao estimular o equilíbrio, a força, a velocidade, noções espaciais, habilidades psicomotoras e pode, ainda, prevenir acidentes”, explica.

Como inserir a natação na infância?

Ainda segundo a profissional, é preciso alguns cuidados no processo de inserção do esporte na rotina da criança, para que a atividade proporcione momentos de lazer ao ser praticada. “Antes de entrar na água, é preciso explicar, na linguagem das crianças, o que é fundamental para nadar, como treinar a respiração e o movimento das pernas, por exemplo. É importante citar, também, que deve-se evitar estimular a competição dentro da natação na fase infantil. O foco deve ser sempre oferecer experiências positivas no momento de aprendizagem”, finaliza Luar.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.