O acolhimento dos pais no retorno às aulas 

3 de março de 2023

O volta às aulas é um momento muito esperado pelas crianças, pois um novo ano traz novos amigos, novas descobertas, novos professores e novas histórias que serão vividas por elas. Saiba abaixo, como os pais podem ajudar a conduzir esse momento com afeto e empatia, para que o retorno às aulas seja ainda mais acolhedor...

O volta às aulas é um momento muito esperado pelas crianças, pois um novo ano traz novos amigos, novas descobertas, novos professores e novas histórias que serão vividas por elas. Saiba abaixo, como os pais podem ajudar a conduzir esse momento com afeto e empatia, para que o retorno às aulas seja ainda mais acolhedor para a criança. 

Tempo de leitura: 5 minutos

Confira também o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo.

Férias é tempo de muita diversão e, sem dúvida, as crianças amam esse período, mas agora estão fazendo algo que elas também adoram: retornar à convivência escolar. 

As crianças voltam à rotina cheias de expectativas pelo novo ciclo que está começando. 

Para elas, mesmo que estejam avançando uma turma dentro da mesma escola em que já estudavam, um mundo novo se inicia. 

Isso porque elas conhecerão novos amigos, novos professores, participarão de regras novas, aprenderão coisas diferentes, irão explorar ambientes que talvez elas ainda não usassem, viverão aquele espaço com um novo olhar, tendo uma compreensão e experiência diferentes das que tinha no ano que se passou.

Em um momento que tudo é novo e repleto de curiosidade, a participação dos pais de forma afetiva e empática é importante, para que as crianças se sintam mais seguras nessa etapa que está começando. 

Veja abaixo o que os pais podem fazer para tornar esse momento ainda mais especial. 

Respeitando o tempo de adaptação das crianças

A psicóloga Talita Espíndula explica, e você pode conferir a participação completa no vídeo que está no início desta postagem, que a primeira semana de aula pode ser um pouco mais difícil para a criança, que estará se adaptando novamente à rotina.

Muitas vezes, durante as férias ela dormiu um pouquinho mais do que o habitual, almoçou em um horário diferente, viajou, esteve com familiares, e quando volta à escola precisa relembrar horários, hábitos e costumes do dia a dia.

Uma sugestão da psicóloga é que, durante as primeiras semanas os pais antecipem um pouco os horários da rotina, dando mais tempo e tranquilidade para que as crianças se arrumem, se alimentem e façam os preparativos de ir para a escola. 

Estimulando em ir para a escola

Os pais devem mergulhar no volta às aulas com as crianças. Esse é um momento que pode ser vivido positivamente pela família toda. Para isso, a conversa é um instrumento valioso. 

O adulto pode lembrar a criança sobre como a escola é um espaço legal, sobre projetos e descobertas que ela fez no ano que passou, e sobre as novas possibilidades que vão surgir no ano que está começando.

O encontro com os amigos é algo que pode ser ressaltado pelos pais à criança, já que essa convivência é prazerosa e acolhedora e permite que a criança lembre como estar na escola é positivo para ela. 

Ajudando a criança a visualizar as mudanças

Os pais podem ajudar a criança a materializar as mudanças que ela viverá nesse novo ano, por exemplo, falando que a criança terá uma nova professora, usará, talvez, uma parte nova da escola, uma cor de uniforme nova, uma nova sala de aula, isso ajudará que as crianças aceitem melhor essas mudanças.

Vivendo a escola como um local ideal para que a infância seja vivida

É importante que os pais expressem para a criança que aquela escola que ele escolheu é um local seguro e afetuoso para que ela vivencie a sua infância, mantendo-se pacientes, conscientes e ativos na adaptação escolar de seus filhos.

Um pouco de resistência e saudade durante a adaptação são naturais, mas com uma boa condução da escola e da família, a criança vivencia essa etapa com acolhimento, passando então a viver a rotina escolar de forma muito positiva e divertida. 

Aqui no Centro de Educação Infantil Upuerê a adaptação respeita o tempo de cada criança e de suas famílias, e é momento em que nossos alunos são acolhidos com amor e carinho, sendo considerados em suas individualidades, seus receios e suas inseguranças.  

Nosso principal objetivo na adaptação  é permitir que a criança se enxergue como parte desse novo ambiente, sentindo-se segura e fortalecida para desbravar esse rico e novo mundo da infância.

Clique no link abaixo e conheça mais o incrível mundo da Upuerê!

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.