Notas mágicas: o impacto da música no desenvolvimento infantil

14 de agosto de 2023

Estudos revelam como a música auxilia no progresso emocional, cognitivo e social das crianças, além de fortalecer laços e revelar como ela pode ser uma ferramenta de diversão e aprendizado Tempo de leitura: 4 minutos INTRODUÇÃO Na agitada e incrível trajetória de evolução das crianças, a música desempenha um papel de destaque que estimula tanto...

Estudos revelam como a música auxilia no progresso emocional, cognitivo e social das crianças, além de fortalecer laços e revelar como ela pode ser uma ferramenta de diversão e aprendizado

Tempo de leitura: 4 minutos

INTRODUÇÃO

Na agitada e incrível trajetória de evolução das crianças, a música desempenha um papel de destaque que estimula tanto o coração, quanto a mente. Ouvir uma melodia harmoniosa pode despertar sorrisos e suscitar pensamentos criativos, enquanto a exposição a diferentes tons e ritmos ajuda os pequenos a entenderem e expressarem as emoções, além de compor uma base sólida para o desenvolvimento e inteligência emocional infantil. Estudo realizado pela Universidade de Amsterdam e publicado no periódico científico Frontiers in Neuroscience, indica que crianças que possuem contato com a música desde a primeira infância tendem a desenvolver aptidões emocionais e cognitivas essenciais para a vida acadêmica e social. Nesse sentido, explorar o poder da música durante o progresso das crianças se torna uma arte ainda mais encantadora. 

Guilherme Dilen comenta que pensar em adotar a música na educação desde os primeiros anos de vida é essencial, pois possibilita diferentes formas de desenvolvimento aos pequenos. “Adotar a música na vida das crianças, seja ela por meio do canto ou do instrumental, pode potencializar diferentes habilidades nos pequenos, por meio da expressão corporal, aperfeiçoamento de palavras e improvisação, por exemplo. Além disso, a música permite que a criança descubra novas experiências por meio do brincar, que é um aspecto importante e deve sempre permear o aprendizado”,  explica o professor de música da Upuerê Educação Infantil.

A vivência com a música A introdução da música como prática, pode começar desde cedo tanto na escola, quanto em casa, e ela se dá de diversas formas, como por exemplo, escutar a melodia e utilizar instrumentos de percussão. Guilherme reforça que fazer uso da música instrumental é de grande importância, visto que os pequenos entram em contato com uma linguagem universal. “Por meio dos instrumentos comprados, feitos de materiais recicláveis ou até mesmo copos de percussão, a criança desenvolve habilidades muito interessantes de coordenação motora, corporal e cognitiva, afinal, a brincadeira também exige concentração, que pode ser aprimorada de maneira prazerosa a partir de atividades e músicas saudáveis, além de fortalecer os laços afetivos da criança com seus familiares e amigos”, finaliza.

Como a música pode ser leve e brincante

O mesmo estudo realizado pela Universidade de Amsterdam com a participação de 147 crianças indica, ainda, que a música abraça, anima e encanta a alma infantil. Isso porque, além de ser utilizada como forma de desenvolver diferentes aspectos nas crianças, pode ser usada, também, para brincadeira e diversão entre amigos e familiares, ou seja, a música pode ser brincante. 

Nesse cenário, a Upuerê Educação Infantil incentiva o brincar em conjunto com a música. Cantar uma nova cantiga para os pequenos e permitir que eles cantem é uma brincadeira, assim como a invenção de gestos, sons e instrumentos musicais caseiros. Todo o processo se torna leve  e divertido e, assim, a música desempenha um importante papel no crescimento da criança, uma vez que ela é uma ferramenta mágica para a criação de experiências e desenvolvimento.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.