Por que brincar é tão importante para criança?

8 de fevereiro de 2023

Brincar é natural para a criança e faz parte do mundo dela, sendo fundamental para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Crianças que brincam abrem portas valiosas para uma vida adulta segura. Saiba mais, a seguir, sobre a importância do brincar. Tempo de leitura: 5 minutos Confira o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo...

Brincar é natural para a criança e faz parte do mundo dela, sendo fundamental para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Crianças que brincam abrem portas valiosas para uma vida adulta segura. Saiba mais, a seguir, sobre a importância do brincar.

Tempo de leitura: 5 minutos

Confira o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo

Introdução

“Ainda me lembro com muito carinho dos dias na escola, quando eu era criança e o pátio das brincadeiras parecia um horizonte sem fim. O escorregador se tornava no grande navio de exploradores, que navegavam pelo mundo buscando aventuras afora. Eu imaginava, brincava e me construía. Memórias felizes guardadas.”

Carinhosamente, notas de memórias desta escritora,
Juliana Ribeiro.

As brincadeiras fazem parte do mundo de uma criança, precisa ser respeitado e deve ser estimulado por nós adultos.

Mas afinal de contas, por que brincar é tão importante?

Como esclarece a professora Rhaissa, da Escola Upuerê, no vídeo para o blog que está no início dessa postagem, brincando as crianças se exercitam, imaginam, fazem amigos, constroem entendimento sobre o ambiente, sobre os relacionamentos sociais e sobre elas mesmas.

Ao mergulhar na brincadeira, a criatividade é estimulada, e isso é muito rico para o desenvolvimento da criança. A realidade e a imaginação conectam-se, e, então, a criança expressa seus sentimentos e suas percepções sobre as suas vivências.

Desenvolvimento físico, emocional e cognitivo

Explica a Dra. Karoliny Veronese, também no vídeo que está no início dessa postagem, que a criança é um ser social. Brincando ela convive e desenvolve habilidades, aprende e troca experiências.

Brincar também permite que a criança esteja em ação, em movimento, exercitando-se de forma muito natural e orgânica.

Explorando o espaço por meio da brincadeira, ela enfrenta obstáculos, constrói caminhos e soluções, desenvolve destreza e habilidades. Por isso, brincar é tão importante para o desenvolvimento físico da criança.

Mas não para por aí. A brincadeira é uma das formas mais importantes de convivência que uma criança tem.

Além disso, a busca por soluções durantes as brincadeiras – por exemplo, quando têm que decidir quem ficará naquele momento com uma bola disputada por mais de uma criança – também contribui para que as crianças aprendam regras de convivência social.

Criatividade, respeito ao próximo, respeito ao meio ambiente, observação de regras, liderança, empatia, senso coletivo e autoconfiança, são conceitos valiosos que uma criança aprende quando brinca. E tudo isso de forma simples, natural e lúdica.

Ao brincar as crianças desenvolvem habilidades que são levadas para a vida toda e fazem total diferença para que se tornem adultos seguros. Daí então a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo e emocional.

Brincando no parque e em casa também

Cada local possibilita para a criança um tipo de interação diferente.

Ao brincar em um parque espaçoso e ao ar livre, por exemplo, a criança explora a natureza e se exercita correndo, pulando, dando muitas risadas e respirando ar puro.

Brincar em casa também é importante. O lar deve ser um ambiente prazeroso, de felicidade e de acolhimento para a criança, que enxerga isso muito melhor quando sente que ali ela pode sonhar, imaginar e interagir afetivamente por meio das brincadeiras com a sua família.

A escola deve priorizar o brincar

Na educação infantil a escola deve ser um ambiente em que as descobertas surjam do brincar, do explorar e da convivência entre as crianças. Brincar deve ser uma prioridade na educação infantil, e isso faz parte do desenvolvimento seguro, forte e afetuoso da criança.

Nós, da Upuerê, valorizamos a importância do brincar e proporcionamos isso diariamente para as nossas crianças. Com uma estrutura totalmente planejada para a vivência ao ar livre, nossas atividades diárias contam com um pátio de areia e arborizado, com mais de 3.000 m².

Clique no link abaixo, conheça mais a Escola Upuerê e agende sua visita!
upuere.com.br

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.