Qualidade de vida deve começar com práticas saudáveis na primeira infância

8 de dezembro de 2022

Quando adultos, muito se fala em garantir a qualidade de vida para que os problemas rotineiros da vida profissional, por exemplo, não afetem os âmbitos pessoais dos indivíduos. Contudo, ter qualidade de vida é uma meta que pode começar a ser alcançada, ainda, na primeira infância, e a escola tem papel essencial nesta busca. Segundo...

Quando adultos, muito se fala em garantir a qualidade de vida para que os problemas rotineiros da vida profissional, por exemplo, não afetem os âmbitos pessoais dos indivíduos. Contudo, ter qualidade de vida é uma meta que pode começar a ser alcançada, ainda, na primeira infância, e a escola tem papel essencial nesta busca.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida é definida como a “percepção do indivíduo sobre sua posição na vida e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Desde o nascimento até os seis anos de idade – faixa etária compreendida como a primeira infância –, o bem-estar infantil é estimulado, diariamente, por atividades realizadas na educação infantil e tem relação direta com o desenvolvimento físico, mental, emocional e social das crianças.

brincadeiras e bem-estar na infância

Uma pesquisa com foco na promoção de saúde na educação infantil, publicada na biblioteca científica Scielo, reforça a relação entre o bem-estar das crianças e a escola de ensino infantil, em que as atividades promovidas em ambiente escolar, realizadas de forma integrada com alguns elementos, são fundamentais para incentivar, de forma saudável, o crescimento e a construção das crianças.

Para Karoliny Veronese, o bem-estar das crianças sempre foi uma das prioridades na educação infantil, contudo se tornou mais evidente após períodos delicados, como a pandemia.

“Cuidar do ensino das crianças, atualmente, compreende ter atenção aos sinais e às falas de cada uma, praticar a escuta e o acolhimento afetivo para reconhecer onde há intercorrências a serem resolvidas, além de apenas compartilhar conhecimento. É essencial que, na escola, haja um ambiente acolhedor e uma relação afetiva entre educadores e crianças para que, desta forma, seja possível realizar atividades integradas que contribuam com o desenvolvimento pleno e saudável das crianças, e, principalmente, com a felicidade e o bem-estar de cada uma, que podem ser prolongados por outras fases, como a adolescência”, explica a pediatra que atua na Upuerê Educação Infantil.

Como a escola pode promover uma qualidade de vida melhor para as crianças?

A especialista comenta que as escolas são ambientes que contribuem para a qualidade de vida das crianças diariamente.

“Como forma de promover melhor qualidade de vida para as crianças, é essencial que as escolas incentivem a participação das famílias de forma mais ativa, pois essa parceria contribui com a criação de hábitos saudáveis e com a melhora do bem-estar das crianças, que veem a confiança que há entre todos e confia, também, nos educadores. Além desta maneira, a principal e essencial forma de promover qualidade de vida para as crianças é a realização de atividades integradas com a natureza, porque este contato próximo propicia a melhora da saúde física, mental e emocional delas. Criar esta relação ainda na primeira infância incentiva que os hábitos saudáveis permaneçam fortes e duradouros por outras fases da vida, como a adolescência”, afirma Karoliny.

Escola de Vitória integra a natureza à rotina de cuidado infantil

infância em meio à naturezaA natureza é essencial para estimular habilidades ainda na primeira infância, especialmente a criatividade, a imaginação e a sociabilidade. Karoliny reforça que, além do estímulo às habilidades, o contato com a natureza contribui significativamente para o bem-estar das crianças ao proporcionar mais felicidade e uma vida mais saudável para elas.

Em uma escola de Vitória, a natureza permeia todo o ensino infantil, e garante às crianças diversão e brincadeiras ao ar livre, além de mais saúde e risadas. “Já foi comprovado em pesquisas que a interação com ambientes naturais permite que as crianças aprendam fazendo e experimentando ideias. E não há lugar melhor que a natureza para que elas pensem, questionem e criem hipóteses, mas, acima de tudo, sejam felizes e possam se desenvolver ao ar livre”, finaliza a pediatra.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.