Desenvolvimento InfantilDestaque HomeEducação infantilA importância das primeiras semanas de aula para a construção de uma relação de confiança entre professores e crianças

30 de março de 2022

A partir de um atendimento individualizado e acolhedor, crianças estabelecem vínculos com seus professores e, assim, despertam o interesse em aprender e explorar novos cenários.

Ao iniciar um novo ano letivo, conhecer a realidade em que vivem as crianças e suas famílias, com quem se relacionam, com o que gostam de brincar e o que preferem fazer ao longo do dia, entre outras particularidades, favorece a construção de uma relação de confiança entre professores e crianças, principalmente os pequenos que estão iniciando sua vivência escolar. Um estudo publicado pela Scielo Brasil sobre a importância do conhecimento de turma antes do processo de construção cognitiva, mostra que compreender tais detalhes da vida das crianças nas primeiras semanas de aula é importante para aproximar crianças e profissionais, já que este é um novo momento, em que a ida à escola significa uma mudança na rotina dos pequenos e que pode apresentar certa insegurança por ser um período de adaptação – das crianças, dos pais e dos professores.

Diante deste cenário, o acolhimento define a melhor maneira de estar presente para os pequenos nesses primeiros períodos na escola, segundo a diretora pedagógica Aparecida Epichin. “Dedicar às crianças momentos de escuta, dando atenção a elas e conversando sobre as inseguranças que elas sentem por estarem em um novo local sem os pais, em quem confiam muito, é fundamental para que a relação entre elas e os professores estreite cada vez mais e que possam ver que o ambiente é confiável, divertido e pode proporcionar o descobrimento de um mundo novo”, explica a profissional da Upuerê Educação Infantil.

Atendimento individualizado

Outra maneira de ter uma relação próxima com os pequenos é tratá-los como cidadãos do mundo, entendendo que eles são indivíduos únicos e que cada um tem seu próprio processo de descoberta. Por isso, o atendimento individualizado é essencial para a elaboração da metodologia pedagógica, que é construída a partir dos conhecimentos prévios do professor sobre as crianças.

“Reconhecemos as crianças como sujeitos de direito e pelo seu potencial criativo, além de protagonistas neste processo de desenvolvimento social e humano. Portanto, nosso projeto pedagógico é dedicado a direcionar nossos pequenos a explorarem novos ambientes e seu próprio espaço no mundo”, detalha Aparecida.

Relação professor x criança

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília sobre a relação entre professor e crianças mostra que a constante troca de experiências e os momentos de escuta e atenção dedicados pelo profissional é fundamental para uma boa conexão, dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, o estudo evidencia que o professor atua como mediador e estimulador da aprendizagem, orientando os pequenos também no desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais.

“O professor contribui diretamente no desenvolvimento de todas as áreas: física, social, mental, intelectual e afetiva. Por isso, é importante que as crianças vejam nos profissionais uma figura de confiança e segurança, para que a afetividade desperte nelas o interesse para criar, inventar e explorar novos cenários”, exemplifica a psicóloga especialista em crianças e educadora parental da Upuerê Educação Infantil, Talita Espíndula.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    ×