Repetição é aliada essencial para o desenvolvimento emocional infantil

10 de julho de 2023

Estudos indicam que a prática de repetir atividades e brincadeiras, por exemplo, estimula, ainda, a autonomia, habilidades sociais e a concentração infantil, que serão fundamentais para abrir as portas do processo de aprendizagem no futuro. Tempo de leitura: 7 minutos. Confira abaixo uma reportagem sobre o mesmo tema: Ao longo da primeira infância, período que...

Estudos indicam que a prática de repetir atividades e brincadeiras, por exemplo, estimula, ainda, a autonomia, habilidades sociais e a concentração infantil, que serão fundamentais para abrir as portas do processo de aprendizagem no futuro.

Tempo de leitura: 7 minutos.

Confira abaixo uma reportagem sobre o mesmo tema:

Ao longo da primeira infância, período que compreende do nascimento até os seis anos de vida das crianças, diversas práticas atuam como aliados essenciais para o crescimento saudável delas. Uma dessas atividades é a repetição, que contribui diretamente para o desenvolvimento intelectual das crianças e para estimular diversas habilidades, entre elas a autonomia e a concentração infantil. A repetição é fundamental para o desenvolvimento das crianças devido às melhorias que acontecem devido a essa prática, afinal, é por meio dela que há o estímulo à memorização – que, no futuro, será grande aliada do processo de aprendizagem.

A repetição na primeira infância contribui, também, para que a criança comece a compreender o sentido de uma atividade ser realizada daquela maneira, como explica o estudo “Da repetição para a aprendizagem”, elaborado por profissionais da Universidade Federal de Campina Grande.

“A importância da repetição vai além de assistir a um mesmo filme diversas vezes, por exemplo. Essa prática contribui para que as crianças se sintam mais confortáveis com a realização de uma atividade, como arrumar os brinquedos nos locais corretos. Em nossa vivência escolar, nós percebemos que as crianças se desenvolvem muito mais com a realização de atividades que elas reconhecem e se mostram interessadas, graças à repetição, que consolida tais práticas na memória infantil e possibilita novas vivências”, explica Priscila Garcia, coordenadora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

Na prática, o que a repetição proporciona para a rotina infantil?

Priscila reforça, com base em estudos pedagógicos, que a repetição – de atividades, conhecimentos e brincadeiras – é essencial para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. Isso porque é por meio de práticas da repetição que elas conhecem o mundo, experienciam novas vivências e criam momentos singulares – dentro e fora da escola.

“Com a repetição de atividades e brincadeiras, as crianças reconhecem as propostas e se sentem mais seguras, confortáveis e desinibidas para participar; elas demonstram interesse naquela atividade. Esse desenvolvimento emocional é único e acontece no tempo de cada criança, claro, mas é possível a melhoria na rotina diária. Além disso, a repetição é importante para que as crianças encontrem estabilidade – na atividade, nas pessoas que estão com ela, e nela mesma. Um exemplo prático é no momento de contar histórias antes de dormir, que a criança pode pedir sempre pela mesma história. Isso significa que, anteriormente, foi uma experiência positiva, que lhe trouxe afeto, confiança, felicidade, e ela quer vivenciar novamente esse momento”, exemplifica a profissional.

Já em relação à construção cognitiva das crianças, a coordenadora pedagógica afirma que a repetição é essencial para estimular a autonomia, a concentração, as conexões neurais e as habilidades sociais infantis. “A rotina é uma prática que também passa a ser estimulada com a repetição, e é por isso que ela é tão importante em tantos momentos, principalmente porque traz conforto para as crianças. A partir dessa prática frequente, conseguimos perceber que as crianças se tornam mais independentes, começam a realizar algumas atividades sozinhas, a socializar mais com outras crianças e, claro, a vivenciar novas experiências por se sentirem mais seguras e confortáveis em fazer isso”, finaliza Priscila.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.