Tempo de qualidade em família é essencial para a felicidade infantil

20 de julho de 2023

 Estudos indicam que o tempo de qualidade com as crianças estão nas simples e pequenas coisas, onde a presença exclusiva dos familiares é importante no desenvolvimento de vivências e criação de memórias na infância Tempo de leitura: 5 minutos Confira também o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo. INTRODUÇÃO Tempo de qualidade significa passar horas...

 Estudos indicam que o tempo de qualidade com as crianças estão nas simples e pequenas coisas, onde a presença exclusiva dos familiares é importante no desenvolvimento de vivências e criação de memórias na infância

Tempo de leitura: 5 minutos

Confira também o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo.

INTRODUÇÃO

Tempo de qualidade significa passar horas do dia juntos e, também, dedicar-se aos diálogos, relações e troca de afetos entre a família e as crianças. Ter um momento compartilhado em família é um aspecto fundamental para o desenvolvimento infantil e o bem-estar emocional das crianças. Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), aponta que aprender, conviver e brincar na natureza pelo menos 1 hora por dia é essencial, além disso, a presença e o envolvimento ativo dos pais durante as atividades diárias pode ter um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.

Priscila Garcia comenta que o tempo de qualidade tem a capacidade de impactar, de forma positiva, a vida dos pequenos no ambiente familiar e escolar. “A atenção para com as crianças impacta na forma como a criança interage com os outros ao seu redor, bem como no ciclo de amizades, tanto familiar, quanto escolar. Além de influenciar no comportamento e também no aprendizado. Esse momento de qualidade com a rede de apoio das crianças influencia no humor e possíveis respostas às situações diversas que possam surgir no cotidiano”, afirma a coordenadora pedagógica da Upuerê.

Algumas atividades realizadas entre pais e filhos podem ser úteis nesse processo, desde as mais simples até as mais complexas, como ajudar nas atividades escolares, pinturas com tinta, jogar bola ao ar livre, e até mesmo jogos que estimulem o desenvolvimento da criança, como os de memória, tabuleiro ou  caça-palavras. Essas são algumas atividades que os fazem pensar e  trabalhar o convívio e trabalho em equipe.

Como o tempo de qualidade em família pode reduzir o uso das telas 

Estudos realizados pela SBP apontam que estabelecer limites para o uso de telas é essencial para um melhor desenvolvimento infantil. Nesse sentido, ter tempo de qualidade com os pequenos está para além de passeios em shoppings e idas à praia. “Trata-se de atenção, de completude, de estar e de ser presente na vida da criança, para assim fortalecer ainda mais os laços familiares e sociais”, conclui Priscila Garcia.

O tempo dedicado às crianças influenciarão em muitas questões internas quando chegam à fase adulta. Por isso, aqui na Upuerê Educação Infantil, nós priorizamos doar tempo e ensinamos o valor desses momentos para os pequenos.

Saiba mais sobre acolhimento familiar na Upuerê clicando aqui.

Acesse também o nosso instagram, clicando aqui.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    Agradecemos a sua visita

    Comunicamos que encerramos as nossas atividades no dia 22/12/2023. 

    À todas as famílias, colaboradores e parceiros, muito obrigado. Fique à vontade para navegar em nosso site e aproveitar todo o conteúdo, feito com muito carinho para todos que têm a alegria de ter crianças em suas vidas.