Destaque HomeEducaçãoA importância da união entre família e escola no processo de aprendizagem

9 de novembro de 2021

Pesquisa internacional aponta que estudantes cujo os pais ou responsáveis demonstram interesse pela vida escolar possuem médias de desempenho mais altas.

Uma pesquisa que avaliou estudantes em pelo menos 70 países revela que os que são acompanhados por pais e responsáveis conseguem obter melhores notas, com uma média de 414,08 pontos na matéria de ciências. Já os que têm menos influência de familiares nos assuntos escolares, possuem média de 357,19. Os dados foram coletados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e publicados no Brasil por meio do programa Mapa da Aprendizagem.

Para a diretora pedagógica Aparecida Epichin, família e escola se complementam para, juntas, promoverem a formação das crianças. “Quando há a participação efetiva dos responsáveis na vida escolar, há um sentimento de maior apoio, o que motiva mais as crianças e as deixa mais seguras para aprender. Como esta é a principal ocupação dos pequenos, é comum a busca por aprovação da família e a vontade de compartilhar essas experiências. É importante reservar um tempo para conversar com os filhos e acompanhar a rotina escolar”, explica a profissional da Upuerê Educação Infantil.

Participação dos responsáveis na vida escolar dos filhos

A mesma pesquisa da OCDE aponta que, no Brasil, cerca de 50,2% dos estudantes afirmam que os pais ou responsáveis  participam de forma ativa das atividades escolares. O percentual posiciona o país na 24ª posição do ranking em que fazem parte 49 países.

Para que haja maior integração entre família e escola, Aparecida comenta o que pode ser feito. “É muito importante que os pais e responsáveis valorizem o contato com a escola, além de informar dificuldades apresentadas pelos filhos e manter um diálogo ativo com os pequenos. Enquanto a nós, como instituição de educação, devemos manter periódicas reuniões, reportar o desempenho e também orientar em possíveis situações em que os responsáveis possam precisar de ajuda”, enfatiza a profissional.

Como os pais podem ajudar no processo de aprendizagem

Separamos algumas dicas simples e que podem ajudar. Confira:

Ajude na lição de casa: diferente de fazer, os pais e responsáveis devem prestar apoio e esclarecer dúvidas. O processo ajuda a fixar o que foi aprendido na escola. É recomendável preparar um local adequado para o estudo e sempre conferir se as tarefas foram feitas.

Pergunte como foi o dia de aula: demonstrar interesse pela rotina escolar dos filhos promove um momento de conexão.

Conheça os amigos de seus filhos:
 a escola também é um espaço social importante para as crianças, que se sentirão valorizadas ao compartilhar suas relações de amizade.

Visite a escola quando não puder ir à reunião:
 por vezes, a rotina nem sempre permite estar disponível para reuniões na escola, porém, tente encontrar um tempo livre para visitar o local e estreitar laços com os profissionais.

https://www.upuere.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo-upuere-horizontal-rodape.png
Upuerê Educação Infantil

Somos referência em Educação Infantil no ES, desde 1993. Prezamos pelo desenvolvimento das crianças como cidadãs do mundo.

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece na Upuerê.

    Tecnologia Tipz

    ×