Brincar em família proporciona afeto, trocas, acolhimento, ensinamentos e muita diversão. Tudo isso se transforma em lembranças, memórias afetivas que serão levadas para o resto da vida. Já se pegou sentindo um cheiro, ouvindo uma gargalhada, lembrando de uma brincadeira ou mesmo apreciando um sabor que fez viajar no tempo e o levou direto para...
A importância das brincadeiras com os filhos
Brincar em família proporciona afeto, trocas, acolhimento, ensinamentos e muita diversão.
Tudo isso se transforma em lembranças, memórias afetivas que serão levadas para o resto da vida.
Já se pegou sentindo um cheiro, ouvindo uma gargalhada, lembrando de uma brincadeira ou mesmo apreciando um sabor que fez viajar no tempo e o levou direto para a sua infância?
É incrível, é como se voltássemos ao fim de tarde no quintal da vovó ou para as histórias contadas por nossos pais, às vezes até jurando termos ouvido a voz daquele querido familiar ou termos sentido os abraços carinhosos recebidos quando éramos crianças. Isso acontece porque somos feitos também de recordações daquilo que vivenciamos durante a infância. Assim, memórias afetivas construídas ainda quando somos crianças são levadas para toda a vida, sendo parte de quem nós somos.
As brincadeiras são excelentes oportunidades para construir memórias afetivas. Saiba abaixo porque e aprenda brincadeiras para fazer com seus filhos em casa.
Por que brincar?
A brincadeira faz parte do universo mágico de uma criança, é durante o brincar que ela sonha, explora, enxerga o mundo, convive, aprende e se relaciona. Quando a criança tem a oportunidade de brincar com seus pais isso ganha uma força ainda maior, trazida pelo amor indescritível que existe entre pais e filhos.
Por meio do afeto e da brincadeira a criança terá contato com incontáveis experiências sobre o mundo, sobre a vida e sobre os relacionamentos. Ao brincar com seu filho, além de passar tempo valioso de qualidade, você tem a oportunidade de participar do mundo em construção dessa criança, orientando-a e sendo apoio nesse processo de compreensão e desenvolvimento.
Por que durante as brincadeiras entre pais e filhos tantas memórias afetivas são construídas?
Durante as brincadeiras os pais dedicam tempo para estar com os filhos vivenciando algo que é muito importante para o mundo da criança, o brincar. A criança recebe essa representação de amor, vivenciando o afeto,as trocas ternas e experiências acolhedoras desses momentos.
Por sua vez, o ser humano é feito de recordações. Ainda que involuntariamente as memórias afetivas das coisas que vimos, ouvimos, experimentamos e sentimos durante a nossa infância fazem parte de quem nós somos e são levadas conosco ao longo da vida.
Ao brincar a criança assimila incontáveis experiências que passam a compor a sua essência e a forma como enxergam o mundo e a vida. O afeto é um combustível poderoso para a construção de adultos empáticos, seguros e amorosos, e esse processo começa lá na infância durante as brincadeiras entre pais e filhos.
Dá para brincar em casa e com pouco espaço?
Dá para brincar em casa, mesmo em pequenos espaços. A capacidade de imaginação de uma criança é surpreendente, ela consegue sonhar, criar e viver trocas lindas mesmo durante brincadeiras simples e fáceis de fazer. O importante é investir tempo em brincadeiras com as crianças.
O pé de lata, o catrequinho e o aviãozinho são brincadeiras que as crianças amam e que são fáceis de fazer em casa. Quer aprender o passo a passo? Assista ao vídeo que está aqui na postagem e veja como brincar com as crianças, em casa, usando materiais simples e do nosso dia a dia.
Nós da Upuerê valorizamos a importância do brincar e proporcionamos isso diariamente para as nossas crianças. Clique aqui, conheça mais a Escola Upuerê e agende sua visita!