Além de contribuir para amenizar os impactos do isolamento social, os exercícios físicos são fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Esportes: especialista indica os benefícios da prática de atividades físicas para as crianças
Apesar da similaridade, a prática de esportes se difere da atividade física por possuir regras, características de competição, padronização de espaço e formação de equipes. Além dos conhecidos benefícios ligados à movimentação, os esportes promovem a ampliação do âmbito social das crianças. Por meio das normas de um determinado jogo, as crianças conseguem compreender as formas de relacionamento, trocam experiências, aprendem a lidar com frustrações, respeitar regulamentos entre outros diversos benefícios. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o ideal é que as crianças pratiquem cerca de 60 minutos de esportes por dia.
Para a psicóloga especialista em crianças e educadora parental Talita Espíndula, as situações vivenciadas nas partidas podem ajudar na formação do futuro adulto e criam engajamento que reflete no aprendizado. “Ao praticar esportes, as crianças começam a desenvolver maior senso de responsabilidade e, quando há uma afinidade com a atividade, passam a entender melhor a importância de cumprir as regras. Existe também o aprendizado de socializar e interagir com outros pares, que precisam agir de forma coletiva para alcançar o objetivo. Por meio da sensação prazerosa ao ganhar a partida de um jogo, por exemplo, é possível aprender que seu esforço pode ser recompensado, e quando há derrota, aos poucos aprende a lidar com frustrações. É um tipo de lazer saudável, que auxilia na construção da criança como futuro cidadão”, afirma a profissional da Upuerê Educação Infantil.
Crianças que praticam esportes são mais disciplinadas
Um estudo realizado pela Universidade de Montreal, em parceria com o Hospital Infantil CHU Sainte Justine, no Canadá, revelou que a prática de esportes ajuda as crianças a desenvolverem mais disciplina e atenção na sala de aula.
Outros benefícios dos esportes
Confira outros benefícios que os esportes promovem para as crianças:
Favorece a saúde mental: o esporte é um importante aliado no tratamento de déficit de atenção e dislexia, além de reduzir as chances de desenvolvimento de ansiedade e depressão.
Aprimora a cognição: crianças que praticam atividades físicas frequentemente têm o raciocínio estimulado, o que resulta em um melhor desenvolvimento cognitivo.
Diminui o risco de obesidade: ao incluir esportes na rotina, diminui-se a probabilidade do sobrepeso, que também afasta o risco de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardíacas, entre outras.
Estimula a convivência em grupo: as atividades propiciam momentos de interação e faz com que as crianças se sintam mais à vontade com outras pessoas e, até podem desenvolver o espírito de liderança.