Já nos primeiros 1000 dias de vida, do período gestacional até os 6 anos de idade, o convívio social já é importante. A convivência contribui para o estímulo de diversos aspectos cognitivos, emocionais e sociais da criança. Conheça mais sobre essa importância no post abaixo. Tempo de leitura: 6 minutos Assista ao conteúdo desta postagem...
Importância da convivência entre as crianças
Já nos primeiros 1000 dias de vida, do período gestacional até os 6 anos de idade, o convívio social já é importante. A convivência contribui para o estímulo de diversos aspectos cognitivos, emocionais e sociais da criança. Conheça mais sobre essa importância no post abaixo.
Tempo de leitura: 6 minutos
Assista ao conteúdo desta postagem no vídeo acima
“Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito…”
Você se lembra das amizades feitas durante sua infância? Como é bom levar as recordações dessa fase tão linda, não é mesmo? Essas amizades nasceram da convivência, e quem sabe, estão até hoje presentes na sua vida.
É muito bom ter amigos, e isso se torna ainda melhor durante a infância, quando as crianças constroem benefícios valiosos por meio da convivência com outras crianças.
Desde os primeiros 1000 dias de vida o convívio social já é importante. Conforme ela passa a conviver com outras crianças, então, desenvolve aspectos cognitivos, emocionais e sociais valiosos estimulados pela convivência. Saiba mais abaixo e entenda a importância da convivência entre crianças.
A convivência é importante para a criança?
Conforme explica a pediatra, Dra. Karoliny Veronese, no vídeo para o blog que está no início da postagem, desde os 1000 mil dias de vida da criança – do período gestacional até os 6 anos de idade, o convívio social já é importante, e a família tem papel fundamental nesse processo.
Cantar e conversar com o bebê ainda durante a fase de gestação, já faz com que ele reconheça o som da voz do papai e da mamãe, e isso já é o primeiro contato com o mundo social.
Afeto, acolhimento e segurança, por exemplo, já são despertados desde o primeiro contato do bebê com o papai e a mamãe, ainda durante a gestação.
A partir do nascimento e conforme a criança vai crescendo, o contato com os irmãos, os primos, os pais, os avós – a família em geral, educadores, e os amigos, vai proporcionando trocas valiosas, que resultam em desenvolvimento, aprendizado e experiências, que se agregam ao conhecimento que as crianças vão construindo sobre o meio, a natureza, e as relações humanas.
Como ressalta a Dra. karoliny, a convivência é troca, é experiência, é positividade para a vida da criança.
Quais os benefícios da convivência entre crianças?
Sendo um ser social por natureza, é importante que as crianças convivam com outras crianças.
Da convivência entre crianças da mesma faixa etária surgem as maiores trocas de experiências, e esse se torna um ambiente valioso de aprendizagem. A vivência das habilidades se torna mais natural e fluida.
Nesses momentos a criança tem ao seu lado outra criança que está em uma etapa de desenvolvimento próximo ao dela, mas que é um ser diferente, com habilidades diferentes. Assim, ela consegue, por exemplo, imitar o amigo que gosta de comer um vegetal, ou o amigo que já está andando, ou o amigo que gosta de brincar na areia, ou mesmo o que já tenta decodificar as palavras, naturalmente e de forma respeitosa.
Já o convívio social de crianças de idades diferentes, sendo acompanhadas por um adulto, estimula a sensação de pertencimento ao meio e de responsabilidades. A criança mais velha enxerga a mais nova como alguém com quem ela deve ter cuidado, zelo e proteção. Já a criança de menor idade aprende habilidades novas com a criança mais velha. Tudo isso de forma tranquila, natural.
Ambientes de convivência e interação entre crianças
O lar é um valioso ambiente de convivência social. Ouvir, respeitar, dar espaço de fala e participação para a criança em família estimula que ela construa habilidades necessárias ao seu bom desenvolvimento.
Parques, praças, e ambientes de convivência com amigos também são locais em que a criança pode interagir com outras crianças.
Um espaço rico para a convivência social é a escola.
Nesse ambiente a criança tem contato com muitas crianças,e sob o acompanhamento de educadores, vivenciam trocas e aprendizados que despertam o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais.
Na Escola Upuerê, por meio da convivência, nossos alunos, desde o Grupo 1 até o Grupo 5, são direcionados a enxergar e respeitar o meio, a natureza, as pessoas e os relacionamentos, colhendo dos momentos de convivência a possibilidade de aprender conceitos valiosos que são levados para a vida toda.
Os ambientes são construídos por crianças que brincam, compartilham, exploram, que reconhecem o outro e se reconhecem como peça fundamental nessa relação. A convivência em nossa escola é vivida de verdade, e as crianças são as protagonistas de suas descobertas e de seu aprendizado.