Sorrir, rir, gargalhar. Esses são gestos que remetem à felicidade em sua forma mais plena. Quando criança, a felicidade pode vir por meio de uma brincadeira, de um jogo de futebol ou uma festa com os amigos e de muitos outros momentos únicos. Um estudo, realizado com cerca de 200 crianças de escolas em Porto...
Estar com a família na natureza é essencial para a felicidade infantil
Sorrir, rir, gargalhar. Esses são gestos que remetem à felicidade em sua forma mais plena. Quando criança, a felicidade pode vir por meio de uma brincadeira, de um jogo de futebol ou uma festa com os amigos e de muitos outros momentos únicos. Um estudo, realizado com cerca de 200 crianças de escolas em Porto Alegre e publicado na biblioteca científica Scielo, aponta que a felicidade pode ter diversos significados para as crianças, e muitos deles têm relação com os laços afetivos criados – tanto familiares quanto amigáveis.
A pesquisa reforça a importância da família para os momentos em que as crianças se recordam de sentir a felicidade plenamente, como em passeios, viagens e, especialmente, em brincadeiras ao ar livre e a atividades divertidas que, de certa forma, contribuem para a quebra de rotina dentro de quatro paredes.
Zildenar Alves explica que, para as crianças, os momentos em família transmitem a sensação de acolhimento, cuidado e segurança, o que contribui diretamente para o aumento da autoestima e para a felicidade de cada uma.
“Por algumas vezes, pode-se pensar que as crianças são felizes porque possuem objetos materiais para brincar entre quatro paredes. Contudo, para que elas se sintam felizes, o mais importante é estar presente, brincar junto com elas, promover atividades familiares e ao ar livre, pois esses momentos ficam registrados na memória de cada uma, e os acompanham por toda a história”, comenta a coordenadora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.
Como a escola pode contribuir para a felicidade infantil?
No Reino Unido, um estudo desenvolvido com 40 mil famílias pela Universidade de Essex em diferentes períodos do ano letivo indica que as crianças, inclusive as matriculadas ainda na primeira infância, sentem o que pode ser chamado de tristeza de feriado (holiday glumness).
Isso acontece quando as crianças não vão para a escola devido aos feriados e há o distanciamento dos amigos e colegas, além da possibilidade de ficarem entre quatro paredes, sem contato com a natureza e com outras crianças.
“Os momentos de descanso são necessários para cada criança, isso é incontestável, mas elas sentem falta quando há mais separação do que aproximação do ambiente escolar, dos amigos, das brincadeiras e das atividades que realizam na escola. Estar em um local que possibilita um mundo novo, que contribui diretamente para o desenvolvimento infantil ao oferecer acolhimento, diversão e afeto em cada atividade é fundamental para a felicidade e o bem-estar das crianças. Além disso, o que é enraizado a partir do ambiente escolar é compartilhado em casa, o que colabora para a aproximação e o fortalecimento dos laços afetivos familiares, e para a criação de novas memórias em família”, finaliza Zildenar.