Estudos apontam que o estímulo por parte dos pais e responsáveis é fundamental para o desenvolvimento e evolução da criatividade, interação social e raciocínio das crianças. Psicóloga capixaba reforça que essa estimulação pode ocorrer por meio de atividades e brincadeiras em família.
Especialista dá dicas para estimular o desenvolvimento infantil durante as férias

As férias de final de ano são um momento muito aguardado por todos, com a expectativa de viagens e momentos em família. Entretanto, mesmo que estejam em recesso escolar, não significa que as crianças não possam aprender e evoluir intelectualmente durante este período, mesmo sem estar no ambiente escolar. Além dos livros didáticos e aulas, existem inúmeras maneiras com as quais as crianças podem aprender novas lições, tendo em vista que o ser humano está em constante aprendizado. O papel dos pais e responsáveis é estimular isso, por meio de brincadeiras e atividades, além da leitura de fábulas, narrativas curtas que sempre apresentam uma lição moral. Diante desse cenário, psicóloga capixaba dá
Para Talita Espíndula, a interação entre os familiares é de extrema importância para o desenvolvimento da criança. “Durante esse momento de descontração proporcionado pelo recesso escolar, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento dos filhos e a maneira como eles agem em novos ambientes. Atividades interativas, que incentivem a fala e a socialização,além de brincadeiras que estimulem o raciocínio da criança, são essenciais para que a criança desenvolva sua personalidade e habilidades sociais, além do aprendizado que essas atividades e momentos os proporciona”, afirma a psicóloga da Upuerê Educação Infantil.
Atividades educativas para realizar durante as férias
1 – Contação de histórias coletivas
Entre família, alguém começa a contar uma história e um a um, as pessoas completam os acontecimentos. Dessa forma, a construção da narrativa é feita de forma coletiva, exercendo a criatividade, a imaginação e a habilidade de improvisar, e principalmente a socialização, uma vez que a criança vai agir em colaboração com outras pessoas.
2 – Montagem de quebra-cabeça em família
Também em família, montar um quebra cabeça geralmente proporciona um momento de muito raciocínio, interação e aprendizagem. Quanto menor as peças e maior a imagem, melhor! É uma atividade para fazer em grupo, o que gera cooperação e exercita o exercício em grupo.