À medida que a criança cresce, a chupeta se torna um hábito, que, quando prolongado, pode trazer prejuízos à sua saúde bucal. Antes mesmo que isso aconteça, os pais podem estimular, ajudar, a criança a se despedir da chupeta. Saiba abaixo como ajudar seu filho a deixar o hábito da chupeta. Confira no vídeo com...
Como deixar o hábito da chupeta?
À medida que a criança cresce, a chupeta se torna um hábito, que, quando prolongado, pode trazer prejuízos à sua saúde bucal. Antes mesmo que isso aconteça, os pais podem estimular, ajudar, a criança a se despedir da chupeta. Saiba abaixo como ajudar seu filho a deixar o hábito da chupeta.
Confira no vídeo com a Odontopediatra Dra. Elâine Dadalto, como estimular a criança a deixar o hábito da chupeta.
A infância é mágica e marcada por várias fases de desenvolvimento, das quais a criança vivencia e se despede para começar uma nova etapa. A amamentação, a introdução alimentar, os primeiros passos e as primeiras palavras são algumas dessas etapas, a chupeta também.
A bem verdade é que a apresentação ou não da chupeta ao bebê é uma questão cultural de cada povo, e uma opção de cada família, mas existe um momento em que o uso da chupeta se torna um hábito que passa a trazer prejuízos à saúde bucal da criança.
Antes que isso aconteça, os pais podem estimular, ajudar, de forma respeitosa e acolhedora, a criança a se despedir do hábito da chupeta. Saiba abaixo o que fazer e quais prejuízos podem ser evitados.
Quando o uso da chupeta se torna um hábito?
Conforme esclarece a Dra. Elâine Dadalto no vídeo que está no início desta postagem, o bebê faz dois tipos de sucção: a sucção nutritiva (alimentação), e a sucção não nutritiva (ajuda o bebê a se acalmar).
Durante a amamentação ele já é capaz de realizar esses dois tipos, com uma sequência de movimentos de sucção mais fortes para extrair o leite (nutritiva) e, mais ao final da mamada, continua com um ritmo mais rápido, com menor força de sucção, alternando com maior período de descanso (não nutritiva).
Quando o bebê é apresentado à chupeta ele passa a usá-la para fazer a sucção não nutritiva. Acontece que, à medida que a criança cresce, por ela ter estimulado demais os movimentos da sucção não nutritiva, chupeta torna-se um hábito pela repetição do ato de sugar. A criança então passa a usar a chupeta porque aprendeu esse hábito, e em muitos casos faz dela um objeto de apego, de acalento.
Esse hábito é prejudicial à criança?
O hábito do uso da chupeta pode tornar-se prejudicial à saúde bucal da criança. Esclarece a Dra. Elâine Dadalto no vídeo para o blog que, isso acontece quando a chupeta passa a causar alterações na arcada dentária da criança.
Quanto mais frequente (uso de horas diárias) e mais prolongado pelos anos for o uso da chupeta, maiores são os riscos de prejuízos à criança. A mordida aberta e o posicionamento incorreto da língua ao falar e ao deglutir são dois desses prejuízos.
É preciso estar atento, e o acompanhamento odontológico é um grande aliado nessa caminhada, para que o uso da chupeta seja desestimulado antes mesmo que essas alterações aconteçam.
Como estimular a criança a deixar o hábito do uso da chupeta?
A família exerce um papel fundamental na vida da criança, e assim também é quando é necessário que a criança se despeça do uso da chupeta. Os pais é que iniciam o processo de despedida, estimulando a criança a deixar o hábito.
É preciso entender nesse cenário que a chupeta havia se tornado parte da rotina, do dia da criança, que agora precisa dizer adeus ao que aprendeu. Esse momento requer muito carinho, paciência e acolhimento pelos pais.
O ideal é ir reduzindo gradativamente o tempo de uso da chupeta, para que isso aconteça da forma mais natural possível. Existem também várias maneiras de estimular a criança a deixar o uso da chupeta, e até mesmo algumas tradições e brincadeiras que variam conforme cada família, como por exemplo, trocar a chupeta por um brinquedo, ou guardá-la em um potinho de recordação.
Para crianças que passaram a usar a chupeta como objeto de apego, é possível também trocá-la por outro objeto ou mesmo estimular uma outra forma de autorregulação.
Converse com a criança, explique os motivos pelos quais a criança precisa deixar de usar a chupeta, torne o momento leve e afetivo. Leia livros com histórias lúdicas sobre o tema, mergulhe no momento que a criança está vivendo. É nesse ambiente seguro e acolhedor que seu filho irá despedir-se da chupeta e iniciar um novo ciclo da infância.
Veja mais sobre o uso da chupeta acessando o post Qual a hora certa de retirar a fralda, a mamadeira e a chupeta? do nosso blog.