As crianças são sempre cheias de energia, dispostas a enfrentar desafios em troca de descobrir o mundo e prontas para vivenciar novas experiências a todo momento. Ao longo de todo o período da infância, enquanto se aventuram e conhecem novas formas de se divertir, as crianças são sempre observadas com atenção – por pais ou...
Crianças que participam ativamente de atividades garantem melhor compreensão
As crianças são sempre cheias de energia, dispostas a enfrentar desafios em troca de descobrir o mundo e prontas para vivenciar novas experiências a todo momento. Ao longo de todo o período da infância, enquanto se aventuram e conhecem novas formas de se divertir, as crianças são sempre observadas com atenção – por pais ou professores. Compreender que esta é a fase em que as habilidades são desenvolvidas e aprimoradas é fundamental para criar atividades, brincadeiras e projetos que promovam o protagonismo infantil. Além disso, é durante a infância que as crianças tendem a experienciar mais situações desafiadoras e a fixar atenção em assuntos abordados de forma criativa e ativa. Em sala de aula, por exemplo, um estudo coordenado pela Universidade de Harvard mostrou que crianças que fizeram parte da modalidade didática conhecida como Pedagogia Ativa compreenderam, em média, 9% a mais as atividades e conhecimentos transmitidos do que crianças que não vivenciaram a mesma modalidade.
Aparecida Epichin reforça que, além de se tornarem mais ativos e participativos em momentos lúdicos propostos nas escolas, as crianças desenvolvem, também, a autonomia. “A Pedagogia Ativa é uma modalidade didática que evidencia e oportuniza a descoberta, a criação e a curiosidade, principalmente das crianças. A partir de atividades lúdicas, a modalidade reforça que a criança é a protagonista ativa e participativa, e estimula o desenvolvimento de habilidades e competências infantis, como a autonomia, a criatividade e a responsabilidade”, explica a diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.
O que é a Pedagogia Ativa?
A especialista comenta que a modalidade didática vem ganhando mais relevância no âmbito educacional por se tratar de uma metodologia em que a criança se torna, cada vez mais, uma protagonista ativa e participativa de todo o processo de aprendizagem e construção cognitiva. “Quando ela se entende como a principal beneficiária de todo esse processo, é possível perceber mudanças positivas no comportamento dela, como a busca pelo conhecimento, a participação mais frequente em atividades e brincadeiras, o constante aprimoramento de habilidades, e a construção de competências que a auxiliarão no futuro, como a criticidade”, argumenta Aparecida.