Estar conectado à natureza faz com que o mundo seja enxergado de outros ângulos. Ter um planeta mais verde, um ar mais puro e mais espaço para a diversão ao ar livre, especialmente em família, são alguns dos pensamentos que podem surgir quando se tem contato mais ativo e próximo à natureza. Esta aproximação pode...
Estar ao ar livre pode promover melhorias no desenvolvimento infantil

Estar conectado à natureza faz com que o mundo seja enxergado de outros ângulos. Ter um planeta mais verde, um ar mais puro e mais espaço para a diversão ao ar livre, especialmente em família, são alguns dos pensamentos que podem surgir quando se tem contato mais ativo e próximo à natureza.
Esta aproximação pode trazer, ainda, melhorias à saúde adulta e, principalmente, infantil – isso acontece porque, em teoria, estar ao ar livre e em contato com itens naturais, como árvores e plantas, ajuda a diminuir a ansiedade, a elevar a capacidade de defesa do corpo, na construção cognitiva infantil e, também, no desenvolvimento da concentração e da criatividade das crianças, segundo pesquisa publicada no The World Journal of Biological Psychiatry, em 2021.
Aparecida Epichin explica que, para as crianças, a natureza é uma porta para novas aventuras e, com elas, são criadas e estimuladas habilidades que uma mesma brincadeira, realizada entre quatro paredes, pode não proporcionar.
“Estar ao ar livre, para as crianças, é fundamental porque é um espaço aberto, amplo, de ar puro e que possibilita o contato com outras pessoas, com elementos naturais, além de muita diversão, interação, entendimento do que é natureza e a socialização. Essas habilidades estimulam que a criança seja mais autônoma, independente e trazem melhorias como o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento na concentração a partir de brincadeiras ao ar livre”, comenta a diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.
O contato com a natureza para a relação entre pais e crianças
Além de trazer melhorias para a saúde das crianças, o contato com a natureza promove, também, melhorias para a relação entre os pais e as crianças.
“Na infância, as crianças estão em fase de desenvolvimento das diversas áreas do corpo e, para os pais, poder acompanhar este crescimento é uma das experiências mais enriquecedoras. É por isso que é essencial que, mesmo com a rotina corrida, os pais reservem um período do dia, e especialmente do fim de semana, para os momentos em família, e melhor ainda será se for ao ar livre, com brincadeiras que os aproximem e criem memórias juntos, o que fortalece as relações entre eles”, afirma Aparecida.