Desde a introdução alimentar a criança pode ser incentivada a ter bons hábitos alimentares, e nesse processo a participação da família é fundamental. Saiba o que fazer para estimular seu filho a se alimentar de forma saudável e nutritiva. Confira também o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo. “Comer, comer, comer, comer é o...
Estimulando bons hábitos alimentares
Desde a introdução alimentar a criança pode ser incentivada a ter bons hábitos alimentares, e nesse processo a participação da família é fundamental. Saiba o que fazer para estimular seu filho a se alimentar de forma saudável e nutritiva.
Confira também o conteúdo dessa postagem no vídeo abaixo.
“Comer, comer, comer, comer é o melhor para poder crescer. ” Quem já cantou essa música, ou quando era criança ou na tentativa de ver seu filho comendo aquele prato super gostoso que você preparou com tanto carinho, pode levantar a mão!
A verdade é que não apenas comer é importante, mas sim manter uma alimentação saudável. A saúde física, emocional e cognitiva do ser humano é beneficiada por bons hábitos alimentares, o que é ainda mais necessário durante o desenvolvimento infantil.
A família exerce um papel valioso nessa introdução e escolha da criança por bons alimentos. Saiba o que fazer para estimular seu filho a comer de forma saudável e nutritiva.
Quais alimentos oferecer para a criança?
Como explica a nutricionista Dayana Miranda no vídeo para o blog, que está no início desta postagem, a alimentação saudável está associada ao consumo de alimentos variados e nutritivos. Por isso, é importante oferecer alimentos diversificados às crianças, que sejam ricos em proteínas, carboidratos, fibras, minerais e vitaminas porque esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Enxergar os alimentos por seu potencial nutritivo é muito importante, identificando que cada um deles se torna um poderoso aliado na busca por saúde.
Quais alimentos devem ser evitados?
Sob a mesma ótica de enxergar o potencial nutritivo, não é interessante que as crianças mantenham uma alimentação baseada em alimentos de baixo valor nutricional.
Mas, quais seriam esses alimentos? Os cheios de açúcar, de sódio e os ultraprocessados são bons exemplos dos que devem ser evitados. Assim, evite oferecer à criança refrigerantes, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, salsichas, alimentos industrializados congelados, dentre outros.
A criança deve participar da refeição em família
A refeição em família é um valioso momento de trocas e experiências. O bom hábito alimentar dos pais durante a refeição em família é vivenciado pela criança e passa a ser algo muito natural para ela, algo do qual ela gosta de participar.
A nutricionista Dayana Miranda explica também que a criança pode ser incluída no preparo da comida, no que for seguro e viável que ela participe, para que conheça o alimento, sinta seu cheiro e sua textura , veja como é preparado, com quais temperos combina e entenda um pouco mais o processo do alimento até chegar ao seu prato.
A partir de quando estimular a criança a comer bem?
A partir da introdução alimentar a criança já deve ser conduzida a ter bons hábitos alimentares. Quanto mais cedo a criança experimentar um alimento, perceber que ele faz parte da rotina alimentar da família e ser estimulada a apreciá-lo, melhor.
Comer bem não necessariamente é sinônimo de comer muito, mas sim manter uma alimentação diversificada e de bom valor nutricional, e isso começa desde a introdução alimentar.
Na Escola Upuerê nossas crianças, desde o primeiro ano de vida, são apresentadas aos mais variados alimentos, sempre de excelente valor nutricional e com diversificado modo de preparo. Os alimentos orgânicos fazem parte da rotina de nossos alunos na escola, que vivenciam ainda o plantio, o preparo, características e benefícios dos alimentos.
Conheça mais sobre a alimentação saudável na Escola Upuerê acessando o post Consumo de alimentos orgânicos fortalece a imunidade infantil e veja como nossos alunos são auxiliados pela escola a desenvolver bons hábitos alimentares.