Por meio de brincadeiras, contação de histórias, jogos, atividades ao ar livre e visitas a locais históricos, é possível transmitir conhecimentos sobre a tradição e a cultura de um ambiente para uma criança de forma lúdica. Nesse sentido, a inserção do conceito e da cultura em si é fundamental para que, desde a infância, seja...
Inserção da cultura na educação pode auxiliar no desenvolvimento infantil
Por meio de brincadeiras, contação de histórias, jogos, atividades ao ar livre e visitas a locais históricos, é possível transmitir conhecimentos sobre a tradição e a cultura de um ambiente para uma criança de forma lúdica. Nesse sentido, a inserção do conceito e da cultura em si é fundamental para que, desde a infância, seja apresentada a história do local em que a criança vive suas experiências. De acordo com análises feitas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a cultura exerce uma influência sobre diversos aspectos do desenvolvimento infantil, visto que as experiências de uma criança são moldadas pela participação ativa ou, ao menos, o ato de observar a prática de atividades culturais por pessoas que participam da convivência dela.
Aparecida Epichin explica que diversos aspectos são importantes para o processo de construção das crianças enquanto indivíduos no mundo, e um deles é a cultura. “Fomentar a cultura é fundamental para mostrar às crianças que elas também são protagonistas da história contada e darem a elas o entendimento de como se expressarem. Tudo isso pode ser estimulado por meio da arte, de brincadeiras, da música, da leitura e, o mais importante, que seja um processo de inserção natural e prazerosa para a vivência da criança”, completa a diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.
Brincar para desenvolver
A especialista enfatiza que o formato do aprendizado também influencia e instiga o interesse dos pequenos pela cultura. “De uma forma lúdica, por meio de rodas de música, aulas de capoeira, momentos de leitura e a prática do cultivo da horta, que são atividades inseridas na rotina da Comunidade Upuerê, as crianças são expostas às histórias que remetem a lugares e épocas, e, consequentemente, contribuem para experiências culturais diversas durante a infância”, finaliza Aparecida.